Belém sediou, na tarde desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a 3ª Reunião da Diretoria Executiva da Unale. O encontro tem o objetivo de envolver a Unale nas discussões sobre os grandes desafios da Amazônia e na construção de políticas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. O momento marca também a primeira reunião oficial do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil, criado durante a 27ª Conferência da Unale, realizada em dezembro de 2024, no Rio de Janeiro.
A mesa de autoridades foi composta da seguinte maneira: deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa; deputado Dirceu Tem Caten (PT), secretário da Unale no Pará; deputada federal Airton Faleiro (PT); deputada Tia Ju (Republicanos), 2º secretária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego); deputado Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia; deputado Afonso Fernandes (PL) da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac); deputado Gabriel Picanço (Republicanos), secretário geral da Unale; e do deputado Sérgio Aguiar (PSB), tesoureiro geral da Unale.
O presidente da Alepa, deputado Chicão, agradeceu a todos os presentes e destacou que a COP30 apresentará pontos importantes sobre os assuntos climáticos. “É uma honra receber esse colegiado de deputados que possuem um papel fundamental para trabalharem nas políticas que vão de encontro aos interesses da população. É fascinante falar e mostrar a vocês sobre nossa economia local e identidade cultural. A realização da COP30, aqui em Belém, em novembro, nos ajudará nas questões climáticas, já que a Amazônia tem um papel vital na saúde do nosso planeta. É importante discutir esses temas, uma vez que são relevantes para toda a comunidade em geral”.
Unale e a COP30
A deputada Tia Ju, presidente da Unale, conduziu os trabalhos e falou sobre a importância da COP 30 e o papel ativo da Unale na promoção de discussões climáticas. “Esse momento é único e especial. Visitamos, hoje, espaços onde acontecerão reuniões da COP 30, e a Unale sempre esteve presente em assuntos direcionados a COP 30. A COP da Amazônia será um momento emblemático para o Brasil, especialmente para o Pará, que é tão rico em biodiversidade e tem um papel central nas questões ambientais”. A parlamentar da Alerj lembrou também que “a minha presença, nesse encontro, e dos demais deputados é fundamental para garantir que as vozes sejam ouvidas e que as preocupações da população sejam levadas em conta nas discussões globais. Pude testemunhar, hoje, do trabalho que o governo do estado está realizando para receber a COP 30. Podem ter certeza que a COP 30 será um sucesso e a Unale não ficará ausente de debates sobre o meio ambiente”.
Para o deputado Dirceu ten Caten, a realização do encontro é primordial num ano de COP 30. “A realização dessa reunião, em Belém, demonstra um alinhamento estratégico para abordar as preocupações climáticas e ambientais que afetam não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro”. O deputado mencionou o encontro com o governador do Pará, Helder Barbalho, pela manhã. “Estivemos mais cedo no escritório da COP com o Governo do Estado, e visitamos o Parque das Cidades, que são passos importantes para garantir que a estrutura necessária esteja pronta para receber esse grande evento. A presença da Unale aqui em Belém representa uma oportunidade valiosa para os parlamentares trocarem experiências, formularem políticas e fortalecerem suas vozes em defesa da Amazônia”.
“O Pará receberá um número expressivo de pessoas durante a COP 30, e temos a obrigação de providenciar uma estrutura adequada para os que virão participar do maior evento climático do planeta. O governo do Pará tem colocado em prática serviços que melhorem a estrutura da cidade”, afirmou a deputada Maria do Carmo (PT). A parlamentar segue dizendo “estamos nos preparando em todos os sentidos para receber a todos, mas o conteúdo da COP30 é de responsabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Governo Federal. Temos que nos articular para que possamos chegar até a ONU e discutir qual a nossa participação efetiva na COP 30. Precisamos dar voz a todos os segmentos”.
Participação dos Deputados
O encontro teve a participação dos deputados Adriano Coelho (PDT), Ana Cunha (PSDB), Eliel Faustino (UB), Coronel Neil (PL) e Iran Lima (MDB). Estiveram presentes no encontro deputados de 22 estados do País.