A partir desta quinta-feira, 2 de janeiro, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) passou a contar com novos membros em suas bancadas, após a posse dos prefeitos de Belém, Igor Normando (MDB), e de Marabá, Toni Cunha (PL). Os suplentes dos parlamentares assumiram oficialmente os seus mandatos.
No caso de Belém, a vaga deixada por Igor Normando foi ocupada pelo deputado estadual Francisco Torres de Paula Filho, mais conhecido como Torrinho Torres (MDB). Torrinho já havia assumido o cargo de Normando anteriormente, quando o então deputado se licenciou para atuar na Secretaria Estratégica da Cidadania (SEAC) do governo do Pará.
Empresário e ex-presidente do Sindicato Rural de São Félix do Xingu, Torrinho é irmão do prefeito de São Félix do Xingu, João Kléber. Ele retornou ao MDB em março de 2024, após um convite do governador Helder Barbalho e uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), que permitiu sua filiação sem a perda do mandato, devido à fusão do Podemos com o PSC.
Por outro lado, o prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha, será substituído na Alepa por João de Nazaré Pingarilho Neto (PSC). Pingarilho, empresário e 1º suplente do partido, já exerceu o cargo de Secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas. Ele obteve 28.239 votos nas eleições de 2022 e continua a apoiar a base política do governador Helder Barbalho.