Pará

Alepa aprova reajuste salarial para servidores da Adepará

Alepa aprova reajuste salarial para servidores da Adepará Alepa aprova reajuste salarial para servidores da Adepará Alepa aprova reajuste salarial para servidores da Adepará Alepa aprova reajuste salarial para servidores da Adepará
O governo do estado enviou, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, em caráter de urgência, à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) um projeto de lei propondo a revogação da Lei 10.820/2024
O governo do estado enviou, nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, em caráter de urgência, à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) um projeto de lei propondo a revogação da Lei 10.820/2024 FOTO: baltazar costa / alepa
O Plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira, 2, o projeto de lei 236/2024 que reajusta os vencimentos dos servidores da Adepará. O PL já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF).

Os deputados reconheceram a luta dos servidores e elogiaram o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, o qual reajusta o vencimento-base dos cargos de provimento efetivo dos que compõem as Carreiras de Fiscalização em Defesa e Inspeção Agropecuária (FDIA) e de Suporte Administrativo e Apoio à Defesa Agropecuária (SAA/DA), de que trata a Lei Estadual nº 7.782, de 9 de janeiro de 2014.

“Há anos que os servidores da Adepará não têm reajuste e carregam no currículo o pior salário do país. Vale lembrar que temos o 27º salário-base mais baixo de todo o Brasil e sabemos da importância da Adepará para o estado. Por isso estou feliz de estarmos aprovando esse projeto na Casa”, disse o deputado Aveilton, que vem liderando a luta pelo reajuste junto com os servidores.

O deputado Iran Lima, líder do governo na Casa de Leis, também reconheceu a importância da proposição, assim como o deputado Eraldo Pimenta e demais membros da mesa. Os parlamentares prometeram trabalhar para o projeto seguir sem demora para votação em plenário e agilizar o tramite para sanção e efetivação concreta, fazendo chegar no bolso dos servidores a recompensa merecida.

“Parabenizo a cada servidor pela conquista, me sinto feliz e emocionado com ela, reconhecimento merecido do governador Helder Barbalho e da vice-governadora, Hana Ghassan. Agradecemos ao apoio da Assembleia Legislativa do Estado, pela seriedade com a qual o pleito foi tratado”, enfatizou o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

A aprovação do PL representa a valorização dos servidores da Agência de Defesa que trabalham intensamente em prol da sanidade agropecuária do Estado, garantindo a qualidade dos alimentos de origens animal e vegetal, e o desenvolvimento da cadeia produtiva.

“É o início do reconhecimento e valorização profissional almejada desde a criação da Agência, mas ainda temos um longo caminho a percorrer com o PCCR”, afirmou Andrezza Scafi, médica veterinária oficial da Adepará.

Agora, o projeto será encaminhado para sanção do governador Helder Barbalho, e, após, deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).