Pará

Alepa aprova reajuste salarial para servidores da Adepará

A Proposta de Emenda Constitucional reconhece a gratuidade no transporte para o policial penal no Pará FOTO: baltazar costa / alepa
A Proposta de Emenda Constitucional reconhece a gratuidade no transporte para o policial penal no Pará FOTO: baltazar costa / alepa
O Plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira, 2, o projeto de lei 236/2024 que reajusta os vencimentos dos servidores da Adepará. O PL já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF).

Os deputados reconheceram a luta dos servidores e elogiaram o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, o qual reajusta o vencimento-base dos cargos de provimento efetivo dos que compõem as Carreiras de Fiscalização em Defesa e Inspeção Agropecuária (FDIA) e de Suporte Administrativo e Apoio à Defesa Agropecuária (SAA/DA), de que trata a Lei Estadual nº 7.782, de 9 de janeiro de 2014.

“Há anos que os servidores da Adepará não têm reajuste e carregam no currículo o pior salário do país. Vale lembrar que temos o 27º salário-base mais baixo de todo o Brasil e sabemos da importância da Adepará para o estado. Por isso estou feliz de estarmos aprovando esse projeto na Casa”, disse o deputado Aveilton, que vem liderando a luta pelo reajuste junto com os servidores.

O deputado Iran Lima, líder do governo na Casa de Leis, também reconheceu a importância da proposição, assim como o deputado Eraldo Pimenta e demais membros da mesa. Os parlamentares prometeram trabalhar para o projeto seguir sem demora para votação em plenário e agilizar o tramite para sanção e efetivação concreta, fazendo chegar no bolso dos servidores a recompensa merecida.

“Parabenizo a cada servidor pela conquista, me sinto feliz e emocionado com ela, reconhecimento merecido do governador Helder Barbalho e da vice-governadora, Hana Ghassan. Agradecemos ao apoio da Assembleia Legislativa do Estado, pela seriedade com a qual o pleito foi tratado”, enfatizou o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

A aprovação do PL representa a valorização dos servidores da Agência de Defesa que trabalham intensamente em prol da sanidade agropecuária do Estado, garantindo a qualidade dos alimentos de origens animal e vegetal, e o desenvolvimento da cadeia produtiva.

“É o início do reconhecimento e valorização profissional almejada desde a criação da Agência, mas ainda temos um longo caminho a percorrer com o PCCR”, afirmou Andrezza Scafi, médica veterinária oficial da Adepará.

Agora, o projeto será encaminhado para sanção do governador Helder Barbalho, e, após, deve ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).