Pará

Alepa aprova projeto que descentraliza exames de mamografias

Se o Programa for aprovado e assinado pelo governador Helder Barbalho, haverá um aumento da cobertura mamográfica em todo o Estado. Foto: Divulgação
Se o Programa for aprovado e assinado pelo governador Helder Barbalho, haverá um aumento da cobertura mamográfica em todo o Estado. Foto: Divulgação

Foi aprovada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na última terça-feira, 1, uma iniciativa do deputado Jaques Neves (União Brasil). O Projeto de Indicação nº 36/2021 institui o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. Atualmente, ações de descentralização de acesso ao exame já são praticadas pelo parlamentar, por meio de emenda.

“As mulheres dificilmente se deslocam da sua comunidade, do seu vilarejo, para a cidade ou para os grandes centros para fazer a mamografia. A política de mamografia móvel é uma política já instituída no Brasil pelo Ministério da Saúde, desde 2010, e preconiza exatamente isso, tornar acessível esse exame para que as mulheres, sobretudo as com maior probabilidade de ter o câncer de mama, entre 50 e 70 anos, para que façam pelo menos uma vez a cada dois anos a mamografia. Esse é um projeto que a gente traz para Casa no indicativo porque a casa reconhece essa importância”, declarou Jaques Neves.

Se o Programa for aprovado e assinado pelo governador Helder Barbalho, haverá um aumento da cobertura mamográfica em todo o Estado, prioritariamente em favor das mulheres na faixa etária elegível, entre 50 e 69 anos, para o rastreamento do câncer de mama; serão desenvolvidas ações coordenadas que visem a garantia do fornecimento regular de exame mamográfico a essas mulheres; fortalecidas ações de prevenção secundária para o câncer de mama, com vistas ao diagnóstico precoce e o encaminhamento em tempo adequado para a confirmação diagnóstica e o tratamento especializado; entre outros.