Pará

Alepa aprova empréstimos para viabilizar políticas sustentáveis no Pará

Alepa aprova empréstimos para viabilizar políticas sustentáveis no Pará Alepa aprova empréstimos para viabilizar políticas sustentáveis no Pará Alepa aprova empréstimos para viabilizar políticas sustentáveis no Pará Alepa aprova empréstimos para viabilizar políticas sustentáveis no Pará
O Projeto de Lei nº 8/2022 esteve entre as proposições aprovadas na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). . Foto: Alepa/divulgação
O Projeto de Lei nº 8/2022 esteve entre as proposições aprovadas na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). . Foto: Alepa/divulgação

Para a manutenção da Amazônia, aceleração de reformas estruturantes de políticas públicas e mais desenvolvimento para o Estado do Pará, os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, na manhã desta terça-feira, 5, sete Projetos de Lei.

A proposição nº 427/2023, de autoria do Poder Executivo autoriza o Governo do Estado a contratar duas operações de crédito externo, junto a instituições financeiras internacionais, com a garantia da União, para viabilizar a implantação de reformas estruturantes de políticas públicas e a execução de investimentos.

A primeira contratação se refere ao Projeto de Reforma de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia -Projeto Descarboniza Pará-, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), até o valor equivalente a US$ 300.000.000.00 (trezentos milhões de dólares dos Estados Unidos da América).

O Projeto “Descarboniza Pará” é voltado para a aceleração de reformas estruturantes de políticas públicas, e visa a progressiva transição do Estado do Pará a zero emissões líquidas de Gases Efeito Estufa (GEE) até 2050. A operação será liderada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), em coordenação com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFA) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD).

A segunda contratação diz respeito ao Programa de Combate à Fome, Conservação Ambiental e Aceleração de Aprendizagens do Estado do Pará (Avança Pará). Essa transação é até US$ 280.000.000.00 (duzentos e oitenta milhões de dólares dos Estados Unidos da América).

Os investimentos são necessários para viabilizar a redução da insegurança alimentar e do desmatamento, bem como aceleração da aprendizagem, em conformidade com a autorização de preparação de projeto de financiamento externo obtida pelo Estado do Pará junto ao Ministério da Fazenda.

“São projetos sustentáveis e muito importantes. Serão monitorados e trarão à população do Pará geração de renda e garantir a floresta em pé. O Avança Pará é um projeto mais amplo, inclusive vai iniciar nas escolas paraenses, ou seja, vai ser liderado pela Secretária de Educação. Com esse projeto, os alunos terão com a conscientização, durante o período escolar, sobre a preservação da floresta. O Pará tem equilíbrio fiscal para a contratação.”, pontua o deputado Iran Lima, líder de governo na Alepa.

Fonte: Alepa