Pará

Alepa aprova criação de novo órgão no Governo

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) vai sediar as sessões da Câmara Municipal de Belém (CMB) a partir do dia 15 de fevereiro.
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) vai sediar as sessões da Câmara Municipal de Belém (CMB) a partir do dia 15 de fevereiro.

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que institui a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran/PA), alterando oito leis estaduais e revogando a Lei Estadual nº 9.049/2020, que criou a Agência de Transporte Metropolitano (Agtran/PA).

A Agência de Regulação de Transportes será uma autarquia de regime especial, com autonomia administrativa e financeira, dotada de poder de polícia, vinculada à Secretaria de Estado de Transportes (Setran/PA). “Vai atuar para regular, controlar e fiscalizar a prestação dos serviços públicos de transporte e de infraestrutura de transportes, cuja exploração tenha sido delegada a terceiros, visando à melhoria da prestação dos serviços”, explicou o deputado Iran Lima, líder do governo.

O parlamentar informou ainda que a mudança foi concebida no contexto de reestruturação da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado (Arcon/PA), demandando, por outro lado, a alteração de todas as leis que tratam das diversas espécies de serviços de transportes no Estado.

“Ou seja, esta atribuição foi retirada da competência que se dividia entre a Arcon e da Setran, agora destinada a esta nova autarquia, concentrando esforços e unificando a gestão”, avaliou o deputado Bordalo.

A Agência de Regulação criada com a aprovação da iniciativa terá natureza especial, caracterizada pela ausência de tutela ou de subordinação hierárquica pela autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira e pela investidura a termo de seus diretores, além da estabilidade nos respectivos mandatos, observando as demais disposições desta Lei e da legislação específica aplicável.

A Artran terá estrutura organizacional formada por duas unidades, o Conselho Estadual de Regulação de Transportes e a Diretoria Colegiada. A organização terá três níveis: institucional – formada pela Diretoria Geral e Diretorias; intermediário – Chefia de Gabinete, Procuradoria Jurídica, Ouvidoria, Núcleos de Controle Interno e de Comunicação, Coordenadorias administrativa, financeira e técnicas; e operacional, composto pelas Gerências. O detalhamento das competências, organização e funcionamento de cada unidade administrativa será estabelecido em Regimento Interno próprio.