Grande Belém

Aeroporto de Belém entre os melhores do mundo? Opiniões surpreendem

O Aeroporto Internacional de Belém espera receber incremento significativo na movimentação de passageiros durante o mês de julho.
O Aeroporto Internacional de Belém espera receber incremento significativo na movimentação de passageiros durante o mês de julho. Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

De acordo com a pesquisa internacional, feita pela AirHelp Score, divulgada na última terça-feira (9), que listou os 10 melhores aeroportos do mundo, o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cães, aparece em nono lugar no ranking.

Ainda segundo a pesquisa, o aeroporto de Belém recebeu 8,3 para pontualidade dos voos; 8,1 para qualidade do serviço e 8,3 para qualidade de alimentação e lojas, atingindo 8,26 como nota final.

De passagem pela capital paraense, Gustavo Alvarez é natural de Mato Grosso do Sul e comenta que, no geral, o aeroporto da capital paraense é bem completo e satisfatório. “Para mim, está ótimo! Tanto a qualidade do serviço, quanto estruturalmente, não há nada que eu diria que deveria melhorar, acho a colocação correta”, disse.

Para a professora Rosália Almeida, 44, o preço dos serviços oferecidos no aeroporto de Belém é um ponto a ser questionado. “É tudo muito caro, tanto nas lojas de vestuário e acessórios, quanto nas de alimentação. Deveria ser mais justo. O aeroporto já foi um lugar onde as pessoas vinham passear”, afirma.

O aposentado Milton Nogueira, 71, comenta que usa os serviços do aeroporto de forma periódica, mas que vem notando melhorias estruturais. “Acredito que com o tempo, o natural é melhorar. Nosso aeroporto é pequeno, mas não perde em nada para os pelo Brasil afora”, ressalta.

A PESQUISA

A pesquisa avaliou 239 aeroportos por 17,5 mil usuários de 64 países. O levantamento analisou dados de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024 em três categorias, sendo elas pontualidade dos voos, opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.

Por Ana Laura Costa