Grande Belém

ACP recebe homenagens da Câmara de Belém

Os 205 anos de fundação da Associação Comercial do Pará (ACP) foi marcado por uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Belém,. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Os 205 anos de fundação da Associação Comercial do Pará (ACP) foi marcado por uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Belém,. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Trayce Melo

Os 205 anos de fundação da Associação Comercial do Pará (ACP) foi marcado por uma Sessão Solene da Câmara Municipal de Belém, nesta segunda-feira (13), no Salão Nobre da entidade. A sessão reuniu empresários, lojistas e representantes do poder público.

Elizabeth Grunvald, primeira mulher a presidir a ACP, agradeceu a realização da solenidade. “Nós estamos muito orgulhosos em receber mais essa homenagem, dessa vez, da Câmara Municipal, que reconhece a importância do nosso trabalho, que há 205 anos tem, sim, o protagonismo de um sonho, de uma classe empresarial e da sociedade civil. Tantas pessoas são atores importantes na construção da nossa história”, avalia.

O propositor da homenagem, vereador Augusto Santos, destacou a importância da ACP para o desenvolvimento do Estado. “O momento é mais do que especial, afinal são 205 anos de história. A Associação Comercial do Pará é a segunda associação mais antiga do Brasil e eu sempre destaco a importância, a relevância que ela tem, não só para o município, mas para o Estado”, elogia.

Durante a cerimônia, houve homenagens com entrega de certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade paraense. “A cada homenagem que a gente recebe, a gente homenageia mais pessoas, porque são importantes na construção de toda a nossa trajetória”, pontua Elizabeth Grunvald.

A Associação Comercial do Pará é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 03 de abril de 1819, sendo a mais antiga entidade empresarial do Pará e a segunda mais antiga do Brasil. Ao longo de mais de 200 anos, a história da Associação Comercial do Pará se confunde com a própria história do Estado do Pará, com destaque na contribuição para criação de instituições como o Banpará, Banco da Amazônia, Codem, Fadesp, dentre muitas outras que têm papel importante no desenvolvimento do Estado.