Alexandre Nascimento
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), promoveu, na noite de ontem (25), o “Mutirão da Saúde”, nas Usinas da Paz (UsiPaz) da Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém. A iniciativa noturna e inovadora ofereceu serviços médicos, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que garantiram atendimentos gratuitos de qualidade aos moradores daqueles bairros.
O Mutirão da saúde foi realizado de maneira simultânea nas três UsiPaz, onde foram feitas cerca de mil consultas às pessoas que compareceram no evento, das 18h às 22h. “O mutirão tem o objetivo de tornar acessível esses atendimentos médicos às pessoas que enfrentam dificuldades para buscar assistência durante o horário do dia, devido ao trabalho ou outra ocupação do dia a dia”, declarou Igor Normando, titular da Seac.
Entre os atendimentos prestados constavam consultas com dermatologistas, pediatras, otorrinos, ginecologistas, clínicos, geriatras, ortopedistas, pneumologistas, angiologistas e psiquiatras. “Essas áreas médicas são complexas, mas no nosso mutirão estão acessíveis. Além disso, a nossa iniciativa ainda auxilia na redução das filas de espera e, eventualmente, zerar a demanda por especialidades médicas na região”, completou Igor Normando.
Nas UsiPaz, o evento foi completamente aprovado, uma vez que a possibilidade de conseguir atendimento nas especialidades médicas oferecidas no mutirão leva bastante tempo para serem marcadas. “Fui ao posto de saúde da Terra Firme, em junho do ano passado, para marcar um pneumologista, mas não consegui. Hoje (ontem) vim na UsiPaz e consegui ser atendida. Realmente uma ação muito positiva, que nos faz sair dessa espera que é para marcar nos postos”, declarou Tamires Martins, 29 anos, dona de casa.
“Trouxe meu filho de 7 anos ao pediatra, que precisa de encaminhamento médico para dar atenção a ele, já que tem TDAH, mas não conseguia nos postos e hospitais da cidade. Mas, aqui na UsiPaz da Terra Firme, consegui e fui bem atendida pela médica, que me deu orientação e encaminhou para outros tratamentos. Espero que essa ação seja constante, pois nosso bairro é carente desses serviços”, disse Elisa Macedo, 30 anos, autônoma.
Outras Ações
O Mutirão da Saúde como uma medida estratégica para ampliar o acesso da população atendida pelas UsiPaz a serviços médicos de qualidade à noite, vai continuar. Na próxima quinta-feira (1), por exemplo, estão marcadas para acontecer nas unidades do Bengui, Cabanagem e Icuí, mas deve se tornar frequente.
“Esperamos realizar esse mutirão uma vez por mês na Região Metropolitana de Belém, pois sabemos da importância social que as UsiPaz exercem, inclusive, nessa contribuição de tornar a saúde acessível a todos”, concluiu Igor Normando.