A operação “Trabalhando por Belém” chegou ao seu quarto dia de limpeza em vias públicas da capital paraense e já coletou cerca de 30 toneladas de lixo, garantindo a manutenção dos espaços e melhoria do fluxo de deslocamento de pessoas e veículos. Nesta sexta-feira (7), a ação iniciou os serviços de recuperação de calçadas nas Avenidas Doutor Freitas e na Júlio César, corredores que concentram um grande fluxo de tráfego.
A ação conjunta entre Governo do Pará e Prefeitura de Belém tem como objetivo zelar pelos espaços da capital e garantir segurança viária e qualidade de vida para a população. O seu Almerindo Araújo trabalha como mototaxista no cruzamento da Doutor Freitas com a Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, e ressalta a importância dos serviços
“Esse benefício que estão fazendo está sendo bom para a gente, porque essa praça aqui estava jogada e as pessoas acumulando lixo. Moro há 12 anos aqui e agora que estamos recebendo o primeiro benefício na área. Se continuar assim, está ótimo, trabalho aqui o tempo todo, a praça estava suja, mas agora estão limpando e está ótimo assim”, disse seu Almerindo.
A ação é gerenciada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) e está com aproximadamente 231 trabalhadores e diversas frentes de trabalho, executando serviços de limpeza de calçada, meio-fio, capinagem, pintura das vias, roçagem e recuperação das calçadas para a mobilidade urbana. O secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, ressalta a importância de intensificar esses serviços.
“A ação colaborativa de trabalhar conjuntamente com a Prefeitura de Belém visa única e exclusivamente fortalecer as campanhas de manutenção de zeladoria, de limpeza, de varrição de principais ruas do centro de Belém. O importante frisar é que a cidade seja bem-vista, que a cidade seja bem tratada e essa parceria com a Prefeitura é fundamental, principalmente pelo aspecto de zeladoria que nós temos com Belém e, além disso, nós temos também geração de emprego, onde temos mais de 210 pessoas trabalhando diretamente nessas atividades, e o nosso objetivo é gradativamente aumentar mais ainda este efetivo, ao ponto de chegarmos a cuidar dos nossos elevados, dos nossos meios-fios, da nossa pintura, serviço de sinalização. Enfim, dar um aspecto de mais assiduidade com a nossa cidade, para que a gente possa continuar nessas ações”, declarou o secretário de Obras Públicas.