Pará

7 de Setembro: Segup escala 2 mil policiais para monitorar protestos

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Nesta quarta-feira (07), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), será ativado para realizar o monitoramento do fluxo de pessoas nas ruas dos percursos das manifestações, garantindo também a celeridade na tomada de decisões e ação imediata diante de qualquer intercorrência. No local estarão representantes do órgãos de segurança estadual e municipal.

O objetivo do esquema de segurança estabelecido pela Segup, em conjunto com os gestores do sistema e representantes dos movimentos, é garantir a ordem e segurança no trajeto das mobilizações previstas para o feriado, com por meio do monitoramento das câmeras visualizadas no Centro Integrado de Operações (CIOP) e ostensividade com as tropas nas ruas.

Durante o percurso, mais de 2 mil agentes de segurança, além de mais de 200 viaturas quatro rodas, 138 motocicletas, duas vans e duas ambulâncias estarão distribuídos em pontos estratégicos e acompanharão as caminhadas, garantindo a ostensividade e segurança dos presentes, e de todos que estejam ao longo das vias.

“Estaremos junto aos representantes dos órgãos de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle desde as primeiras horas da manhã acompanhando por meio do videmonitoramento a movimentação das vias, paralelo a ação de mais de 2 mil agentes nas ruas, garantindo a organização do trânsito e presença policial nas vias, para que tudo ocorra dentro de uma ordem para aqueles que estiverem presentes, assim como para os moradores do entorno”, pontuou o secretário adjunto de Operações da Segup, cel. Alexandre Mascarenhas.

Percurso

O perímetro do percurso será interditado e isolado pelos órgãos de trânsito desde às 7h, garantindo a segurança nos eventos que estarão ocorrendo em paralelo ao desfile militar.

O primeiro ponto de interdição será na concentração de um dos movimentos, na Avenida Nazaré esquina da Trav. Dr Moraes, em seguida percorrerá o trajeto até a Quintino Bocaiuva, seguindo para a Boa Ventura da Silva e encerrará na Av. Visconde de Souza Franco (Doca).

Enquanto que o outro ponto terá a concentração na Av. Nazaré esquina da Trav. Joaquim Nabuco, o qual seguirá em linha reta até o mercado de São Brás.

Há ainda um terceiro ponto de concentração da “Bykeata” no Memorial Magalhães Barata, na Praça da Leitura, em São Brás, a partir das 6h, o qual percorrerá a Av. Go. José Malcher, Av. Cipriano Santos, Tv. Teófilo Conduru, Av. João Paulo II, Av. Dr. Freitas, Av. Duque de Caxias, Tv. Angustura, Av. Pedro Miranda, Av. Alcindo Cacela, Av. Gov. José Malcher e chegará na Tv. Dr. Moraes, primeiro ponto de encontro de um dos movimentos.

As ações coordenadas pela Segup, terão a integração do Centro Integrado de Operações (Ciop), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria de Administração Penitenciária, Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal de Belém.