Entre os dias 1ª e 21 de setembro, Belém recebe o Circuito Gastronômico, programação que integra o 15º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, e reúne 20 restaurantes da capital com pratos exclusivos que unem tradição, inovação e paixão pela culinária regional.
De acordo com Joanna Martins, organizadora do evento, a realização do Circuito Gastronômico é uma oportunidade de levar o 15º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense para além das programações do Grande Festival, aulas-show e jantares. Além de envolver ainda mais a cidade neste momento de celebração à gastronomia amazônica.
A curadoria dos restaurantes mescla sabores clássicos e tradicionais com fusões contemporâneas e inovadoras com destaque para a valorização do patrimônio do paladar paraense. Entre os participantes estão os restaurantes Bêra, Casa do Saulo, Casa Igá, Celeste, Com’è?! Restaurante, Confraria da Carne Tucuruvi, Damata Sorvetes, Eugênia Cozinha, Govinda, La Traviata, Manjar das Garças, Pizza do Fábio, Puba, Remanso do Peixe, Sansei Temakeria, Sushi Boulevard, Sweet By Bebel, Ver-O-Açaí, Ver-O-Pesinho, Vida Mais Culinária Saudável.
O chef Maurício Façanha, do restaurante Ver-O-Açaí, um dos participantes do Circuito, reuniu ingredientes regionais, como o jambu com o pato e geleia de laranja e criou o prato “Pato Martins”, peito de pato caramelizado com geleia de laranja sobre arroz de pesto de Jambu com amendoim finalizado com purê de macaxeira e farofa crocante. Ele conta que o prato foi inspirado na criatividade do chef Paulo Martins – criador do festival -.
Façanha garante um prato saboroso e surpreendente. “O público pode esperar uma explosão de sabores e a surpresa de sair do óbvio que é o Pato no Tucupi”. Para ele, participar do Festival é revisitar referências como o chef Paulo Martins. “Acredito que o Paulo foi o maior nome e o grande nome para abrir as portas do mundo com nossa culinária. Nossas referências passam por ele e o evento representa tudo isso”, destaca.
Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (VOP) será realizado durante todo o mês de setembro com Jantar das Boieiras, Grande Festival, Aulas Show, Feira de Produtores, lançamento de livros, Jantares Magnos, Chefs na Praça, Farofada com atrações musicais e muito mais.
Os ingressos para todas as programações já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo link da bio do perfil @veropesodacozinha ou pelo link https://www.ticketmaster.com.br/list/ver-o-peso%20da%20cozinha%20paraense .
O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (VOP), legado do chef Paulo Martins, levado adiante por sua família e oficialmente encerrado na pandemia, em 2020, retorna este ano. O maior e mais antigo evento gastronômico do Norte do Brasil. O Festival acontece em Belém e mobiliza chefs dos quatro cantos do país, além de proporcionar ao público diversas atividades em torno da cozinha, dos ingredientes e da cultura alimentar da Amazônia.
Serviço:
Circuito Gastronômico – 15º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Período: 1º a 21 de setembro
Restaurantes participantes: Bêra, Casa do Saulo, Casa Igá, Celeste, Com’è?! Restaurante, Confraria da Carne Tucuruvi, Damata Sorvetes, Eugênia Cozinha, Govinda, La Traviata, Manjar das Garças, Pizza do Fábio, Puba, Remanso do Peixe, Sansei Temakeria, Sushi Boulevard, Sweet By Bebel, Ver-O-Açaí, Ver-O-Pesinho, Vida Mais Culinária Saudável.