Dorival Júnior tem reunião amanhã com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no Rio de Janeiro. Todos sabem a pauta e é quase certo que ele será afastado da Seleção. A campanha ruim chegou ao limite máximo com a humilhante goleada diante dos argentinos. Não há nenhum clima para permanência. O próprio técnico mostrou-se resignado na entrevista após o jogo no Monumental de Núñez.
A expectativa desde já é quanto ao substituto de Dorival. Ednaldo insistirá no sonho de contar com Carlo Ancelotti? Há tempo hábil para esperar uma decisão do italiano ali pela metade do ano? Entre os brasileiros, alguém encanta o presidente e mandachuva da CBF? Os portugueses Abel Ferreira e Jorge Jesus estão entre os cotados?
São muitas perguntas, nenhuma certeza razoável. Até mesmo a ideia de ter Ancelotti, que parecia assunto vencido, volta a ser discutida. Seria um nome capaz de convencer a torcida, tão descrente em relação ao comando do escrete. Campeoníssimo, o atual técnico do Real Madrid é conhecido pelo carinho em relação a jogadores brasileiros.
O sucesso de Vinícius Jr. e Rodrygo no futebol espanhol tem muito a ver com Ancelotti, de reconhecida capacidade para orientar e formar jovens atletas. Com ele, Vini Jr. passou a driblar objetivamente e a finalizar melhor. Rodrygo cresceu tecnicamente ao ser posicionado pelo técnico como o dínamo ofensivo do Real.
Ainda quanto a opções estrangeiras, Jorge Jesus é outro nome sempre especulado nesses momentos. O técnico, campeão pelo Flamengo em 2019, já deixou claro que dirigir a Seleção é um sonho pessoal. A contratação dependeria, porém, dos contratos de JJ no futebol árabe.
Outro português, Abel Ferreira, seria o preferido de Ednaldo entre profissionais que atuam no Brasil, mas contratá-lo vai desagradar Leila Pereira, presidente do Palmeiras e grande aliada nos embates políticos na CBF. Como o baiano prioriza votos, é improvável que venha a sondar Abel.
Resta Filipe Luís, de incipiente carreira como técnico, apesar dos bons resultados colhidos no Flamengo. Seria uma escolha de alto risco: capaz de encantar boa parte da torcida e da mídia, mas sem garantia de êxito, levando em conta a pouca experiência do treinador.
O certo é que Ednaldo precisa decidir logo, para atender o clamor popular e porque as próximas rodadas das Eliminatórias serão em junho: contra Equador, dia 4, e Paraguai, dia 9. Além disso, a Copa do Mundo é logo ali.
Luizinho ganha opção para as laterais do Papão
O PSC apresentou ontem seu mais novo reforço: o lateral-esquerdo Reverson, 28 anos, credenciado por boas atuações durante as nove temporadas no Novorizontino. Ele passa a ser o quinto jogador para as laterais. Além dele, o elenco conta com Bryan Borges, Kevyn, PK e Edilson, mas é notório que Luizinho Lopes não se sente confortável com as opções disponíveis.
O técnico tem utilizado PK e Bryan, mas raramente escalou Kevyn e Edilson. Disposto a disputar posição com PK e Kevyn, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, Reverson chegou afirmando que também pode ser aproveitado em outras funções pelo lado esquerdo, como ala ou meia avançado.
A preocupação em reforçar os lados faz sentido. Da forma como o PSC atua, o papel de alas e laterais é fundamental para a construção de ações ofensivas. Reverson, que deve ser o titular, vai dar ao time condições de encarar a maratona de jogos pelo Parazão, Copa Verde e Série B.
Pode ser uma das atrações do Papão amanhã (28) contra o Capitão Poço, no Mangueirão, pelas quartas de final do Campeonato Paraense.
Futsal tem decisão de torneio amanhã
A I Copa Amintas Pinheiro de Futsal será encerrada amanhã, 28, a partir das 19h30, no ginásio da Esmac, com a grande final entre as equipes e uma cerimônia de premiação aos vencedores e aos destaques individuais. O torneio homenageia o professor Amintas Pinheiro, um dos grandes nomes da educação e do esporte no Pará.
Em confrontos eliminatórios, a competição começou a ser disputada na segunda-feira, 24, nos ginásios das escolas Madre Celeste (unidades da Cidade Nova e Unidade Marambaia), reunindo vários times e promovendo a integração entre os atletas, além de incentivar o desenvolvimento do esporte.
“O futsal sempre revelou talentos no cenário esportivo nacional, e esta copa representa uma oportunidade para que novos atletas se destaquem. Queremos fortalecer a modalidade e proporcionar um evento de qualidade para os jogadores e o público”, disse o professor Élcio Sousa, técnico da Esmac e um dos responsáveis pela organização.
Segundo a Federação Paraense de Futsal (Fefuspa), a Copa Amintas Pinheiro passa a integrar o calendário esportivo estadual, consolidando-se como um evento de referência na região.