EDUCAÇÃO

Estudantes de escola pública vivenciam júri simulado no TJPA

O caso levado a julgamento foi baseado em um crime ambiental ocorrido no interior do Pará, escolhido pelos próprios estudantes pela complexidade

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Pará - Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Cordeiro de Farias, em Belém, participaram dia 19 de um júri simulado realizado no Plenário 1 do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A atividade integrou o projeto Justiça na Escola, que aproxima estudantes da rotina do Judiciário e incentiva o interesse pela área do Direito.

O caso levado a julgamento foi baseado em um crime ambiental ocorrido no interior do Pará, escolhido pelos próprios estudantes pela complexidade. Durante a simulação, houve participação de peritos e testemunhas, o que deu mais realismo ao processo. No fim, os réus foram absolvidos, resultado que surpreendeu a plateia.

Para a aluna Raquele Pinheiro, que atuou como juíza, a experiência pode ter definido seu futuro acadêmico: “Mexeu comigo, acho que até comecei a repensar sobre seguir nessa área. Estava nervosa, mas consegui me sair bem”, contou.

O estudante Arthur Anjos, que assumiu o papel de testemunha de acusação, também ressaltou o aprendizado: “Foi muito legal. Tivemos palestras e aprendemos várias coisas que não vemos na prática na escola. Esse projeto ajudou muito a entender como funciona a Justiça.”

Impacto pedagógico da atividade

A professora Priscila Sousa, orientadora da turma, destacou o impacto pedagógico da atividade: “É muito gratificante vê-los assumindo essas funções. Tenho certeza de que sairão daqui com uma vivência marcante para a vida.”

A chefe da Divisão de Biblioteca do TJPA, Elaine Ribeiro, acompanhou o júri e elogiou a preparação: “Eles trouxeram peritos, conduziram muito bem e surpreenderam no resultado final.”

Após a simulação, os estudantes participaram de uma visita guiada ao prédio-sede do TJPA, conhecendo mais sobre a história do Judiciário paraense e sua importância para a sociedade.