O Círio de Nazaré ganha um brilho especial em 2025 com a terceira edição do espetáculo “Maria Vem”, que neste ano será apresentado em versão especial dedicada à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). O show será realizado nesta quinta-feira, 9 de outubro, logo após a Missa do Manto, das 20h em diante, na Praça Santuário, e reunirá artistas amazônicos em uma grande celebração da fé, da música e da cultura paraense.
Apresentado pela cantora paraense Liah Soares, o espetáculo nasceu do desejo de homenagear Nossa Senhora de Nazaré e o povo paraense com um evento aberto ao público. “Apesar de cantar no Círio desde os 12 anos, quando me apresentei vestida de anjo, eu sempre tive um sonho de fazer um espetáculo em homenagem ao nosso Círio e à nossa gente, aberto ao público. Esta é a terceira edição e já está no calendário oficial. Mas, mais do que isso, eu percebo o carinho das pessoas, e isso me alegra muito. Estamos no caminho certo”, orgulha-se a anfitriã, que falou aos jornalistas sobre a programação em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 8, no espaço de convivência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
Liah vai receber convidados no palco, dentre eles Rebeca Lindsay, Lucinnha Bastos, Zaynara, Valéria Paiva, Marisa Black e Félix Robato. Juntos, eles constroem um espetáculo que é, ao mesmo tempo, celebração da fé e afirmação da identidade cultural amazônica.
“É um espetáculo feito com muito amor, com muita fé e com artistas amazônicos, trazendo nossa identidade e nossa raiz. Vai ser televisionado para todo o Brasil e meu coração está em um misto de emoção e nervosismo, porque não existe Círio sem emoção”, antecipou a cantora.
A artista reforçou ainda a mensagem espiritual que move o projeto. “Eu não sou apenas uma artista no palco. Eu sou mais uma devota na procissão. Cada olhar, cada gesto de união mostra o milagre do Círio acontecendo. Desejo que Nossa Senhora esteja em nossos lares, abençoando nossas famílias. Um feliz Círio a todos”, concluiu.
Artistas e a Expressão da Fé
Mariza Black destaca a importância de estar no palco desta edição. “Estou muito feliz com o convite e por representar todos os artistas que estarão nesse espetáculo. Tenho certeza de que será uma demonstração de fé, de amor, a voz do povo paraense. As canções foram escolhidas com todo carinho e sei que o público vai apreciar bastante. Ser convidada este ano foi muito importante para mim, uma forma de reconhecimento da nossa arte e do nosso trabalho. Tenho certeza de que o ‘Maria Vem’ vai ser maravilhoso”, disse.
A deputada estadual Ana Cunha (PSDB), apoiadora cultural do projeto, também ressaltou o simbolismo do espetáculo para a fé e para a cultura paraense. “Nossa Senhora de Nazaré será a grande homenageada desta terceira edição. O nome ‘Maria Vem’ é muito feliz, porque traduz o amor, a fé e a esperança que essa devoção inspira. Essa devoção transcende quem é católico, quem é evangélico, quem vem das religiões de matriz africana: é a fé de um povo inteiro. O espetáculo mostra que o Pará, com a COP30, está sendo descoberto pelo mundo”, celebrou.
Representando a Claro, patrocinadora oficial do espetáculo, a diretora regional Rosa Bastos reforçou a alegria da empresa em apoiar a iniciativa. “Para a Claro, é motivo de orgulho estar junto de um projeto que traduz o que há de mais belo na cultura amazônica. O ‘Maria Vem’ é uma expressão de fé e de identidade do povo paraense, e nesta edição especial, dedicada à COP30, mostra também ao mundo a força da nossa gente. Estamos muito felizes em contribuir para que essa mensagem de fé, música e sustentabilidade chegue ainda mais longe”, declara.
O “Maria Vem 2025 – Edição Especial COP30” é uma realização da Agência Conceito A e da LSGaya Produções, com patrocínio da Claro, apoio cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio de seu presidente, deputado Chicão (MDB), e da deputada Ana Cunha (PSDB), além do respaldo do Governo do Estado, da Prefeitura de Belém e de outras instituições parceiras.
Serviço
Espetáculo: Maria Vem 2025
Data: 09 de outubro de 2025 (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Praça Basílica Santuário – Belém (PA)
Entrada: Gratuita