Preparar-se adequadamente para uma entrevista de emprego é um dos passos mais importantes para aumentar as chances de sucesso. “Quanto mais preparados estamos, mais chances de conseguirmos a vaga que sonhamos. Não basta simplesmente se aplicar na vaga dentro da empresa ou em outro local se não houver planejamento, estudo e disciplina“, afirma Fernanda de Morais, Especialista em Posicionamento de Autoridade. A seguir, Fernanda compartilha sete dicas para se preparar para uma entrevista de emprego. Confira:
1. Estudar a empresa: Conhecer a missão, visão, valores, notícias na mídia e os últimos resultados divulgados pela empresa demonstra um cuidado especial e interesse em fazer parte do time.
2. Estudar a vaga: Responder perguntas como “O que espera-se de um colaborador nessa posição?” e “Quais são as habilidades técnicas e comportamentais necessárias?” ajuda a alinhar suas competências com as expectativas da empresa.
3. Criar uma lista de possíveis perguntas: Treinar respostas para perguntas comuns de entrevistas ajuda a aumentar a confiança na hora da entrevista.
4. Saber apresentar sua história: Apresentar cases de sucesso e relacionar suas experiências pessoais e profissionais com a vaga mostra desenvoltura e capacidade de adaptação.
5. Vestimenta adequada: A escolha da roupa deve estar alinhada com a cultura da empresa. “Caso seja uma empresa mais casual, cuidado com os excessos como decotes e barba por fazer. Vestimenta com cores mais sóbrias são bem-vindas, pois correm menos chances de errar“, recomenda Fernanda.
6. Treinar a linguagem não-verbal: Olhar, postura corporal, tom de voz e gestos são detalhes que fazem diferença.
7. Chegar com antecedência: Não chegar nem cedo demais nem próximo do horário agendado mostra pontualidade e respeito pelo tempo do entrevistador.
Além dessas dicas, Fernanda reforça a importância de fazer perguntas para o entrevistador no momento adequado. “Deixe para o final ou para o momento que o recrutador sinalizar que é a hora certa de trazer as dúvidas“, sugere ela. Perguntas sobre os próximos passos no processo seletivo são mais apropriadas nas primeiras fases da entrevista.
Para lidar com o nervosismo, a preparação é fundamental. A especialista destaca que exercícios de respiração também podem ajudar a melhorar a concentração e a desenvoltura.
Caso haja pontos a serem melhorados, é importante mostrar que já está fazendo algo para saná-los. “Por exemplo, se o inglês é um ponto fraco e é importante para a vaga, cite que está fazendo um curso“, aconselha Fernanda, ressaltando que a honestidade é imprescindível.