Jambu
O famoso jambu, acompanhante do tucupi, uma hortaliça genuinamente amazônica, ganha novos usos. Na COP, serão lançadas outras bebidas, além da cachaça, cosméticos e até um extrato com poderes afrodisíacos.
Licor
Agora em agosto, chegará ao mercado um licor de cacau com jambu, produto criado por Juliana Sinimbu.
Livro
No dia 6 de agosto, às 18h, na Alepa, as editoras Verde e Guia lançam o livro “Parque da Cidade: um sonho de Nelson Chaves que virou realidade”. A obra de 200 páginas, que tem apoio cultural da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Pará, conta toda a saga até o atual sucesso do logradouro. A renda no lançamento será doada para a AVAO.
Combustível
A Itaipu Binacional vai apresentar, na COP, uma primeira versão de seu SAF (combustível sustentável para aviação). A Itaipu vai diversificar seus negócios tornando-se uma empresa de energia.
Fundo
Na ONU, em NY, Edmundo Oliveira é um dos articuladores da criação do Fundo para Desenvolvimento de Projetos Sociais e Ações Coletivas na Amazônia, a fim de dar suporte aos compromissos que serão assumidos pela cúpula da COP.
Patrocínio
A poderosa Fundação Bill e Melinda Gates vai participar dos programas de financiamentos do Fundo para o Desenvolvimento. Em setembro, será escolhido o órgão do Pará que vai integrar o Comitê Internacional de Coordenação do Fundo.
Castella
Fábio Sicilia lançará, para a COP, o licor de Castella da Gaudens – fusão de cacau com castanha-do-pará, com teor alcóolico de 19,7%. Em uma linda garrafa de cerâmica, desenvolvida pelo ceramista de Icoaraci, Marcelo Gil, decorada com desenhos rupestres de Monte Alegre.
Chocolate
A Guadens, com todos os seus produtos – barras de chocolate, bebidas, geleias e doces –, estará com um quiosque no Porto Futuro: será o Porto do Chocolate.
Desafios
Os Anijar, via Marmobraz e Tidelli, promovem evento no próximo dia 30, às 17h, na loja, tendo como pauta os desafios e oportunidades da COP. Três mulheres no palco: Camille Anijar (especialista em sustentabilidade), Roberta Mandelli (sócia da Tidelli) e Elizabeth Grunvald (ACP).
Dallas
O sucesso da cerveja portuguesa Super Bock, exclusiva nas lojas Dallas, foi tão grande que esgotou em duas semanas. Nova remessa prevista para chegar até o final de julho, diretamente de Portugal.
Música
Joelma será a grande homenageada no sábado, no Theatro da Paz, durante o Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025.
Boi
Brenda Engelhard, vice-presidente da Engelhard Agrobusiness, empresa de Belém com atuação marcante na exportação de boi vivo, foi destaque na última edição de “Caras”.
Em alta e em baixa
EM ALTA
XP
Nesta sexta, em São Paulo, no Expert XP 2025, Helder falará sobre COP e o Protagonismo do Brasil na Agenda Ambiental.
D’italia
Vai até sábado, o Festival Musical D’ítalia, no Boulevard, com o tema Madonna, na voz de Bela Portugal.
Licor
A Gaudens lançou um licor de cacau com cachaça pura do Xingu.
EM BAIXA
Abandono
Totalmente abandonadas as antigas instalações da Eletronorte, no Tapanã. Recursos desperdiçados.
Marajó
Anajás é a cidade marajoara com o maior índice de extrema pobreza, segundo o IBGE.
Pobreza
Melgaço registra a menor renda per capita, entre os 17 municípios do Marajó.