
Brasil
Volkswagen é investigada por trabalho escravo no Pará; MPT busca acordo

Assuntos
Brasil
JOANA CUNHA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério Público do Trabalho vai promover na próxima quarta-feira (29) mais uma audiência administrativa com representantes da Volkswagen para fechar um acordo de reparação em um caso de trabalhadores encontrados em condição análoga à escravidão durante as décadas de 1970 e 1980.
O MPT investiga, desde 2019, a empresa pela ocorrência de trabalho análogo à escravidão na fazenda Vale do Rio Cristalino, que era conhecida como Fazenda Volkswagen, localizada no município de Santana do Araguaia, no sul do Pará. A acusação indica que os trabalhadores foram submetidos a condições precárias de emprego, com regime de servidão por dívida e vigilância armada.
A audiência da próxima semana será a quarta do caso, e o MPT espera que seja assinado um acordo de reparação individual a 14 trabalhadores identificados como vítimas, além de uma compensação coletiva. Procurada pelo Painel S.A., a Volkswagen não se manifestou.
Em setembro, durante outra rodada de conversas, a Volkswagen disse ao MPT, por escrito, que entende não ter responsabilidade pela ocorrência de trabalho escravo na fazenda. Os representantes da montadora argumentaram que a ocorrência é antiga e que outras pessoas estavam envolvidas no que acontecia na propriedade.
Para o MPT, era impossível que o controle das atividades dos trabalhadores, responsáveis por transformar uma área de 139 mil hectares em pasto, não contasse com a anuência da Volkswagen.
Mais Notícias
Mais artigosMINHA CASA, MINHA VIDA
Jader Filho diz que classe média estava "desatendida" e defende ampliação do Minha Casa, Minha Vida
A principal razão apontada é a redução dos recursos da poupança — base do financiamento habitacional no país.
CURSO DE MEDICINA
Somente seis cursos de medicina alcançaram a nota máxima no Enade
O Enade 2023 avaliou 9,8 mil cursos. Uma parte deles é avaliada a cada três anos, e em 2023, as engenharias e as formações ligadas à saúde passaram pelo teste.
GESTÃO
Projeto que cria financiamento de ZEE avança no Senado
Iniciativa do senador Jader Barbalho garante recursos para a implantação dos zoneamentos e tramita no Senado
ACABOU
Peritos do INSS encerram greve após 235 dias
A categoria reclamava da quebra de um acordo assinado ainda na gestão Jair Bolsonaro, que revia as metas individuais de cada servidor.
SAÚDE
Boletim médico informa que Bolsonaro está estável e se alimenta por sonda
O ex-presidente Jair Bolsonaro está atualmente em tratamento com antibióticos para tratar uma complicação intestinal e se alimenta por meio de uma sonda.
DECISÃO
Acusado de mandar matar Marielle, Chiquinho Brazão vai cumprir prisão domiciliar
Por determinação do ministro, o parlamentar deverá usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar as redes sociais
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade