Notícias

Projeto contra feminicídio "Banco Vermelho" recebe aprovação no Senado

 A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4266/23, do Senado, que aumenta a pena de feminicídio  Foto: Marco Verch/ Flickr
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4266/23, do Senado, que aumenta a pena de feminicídio Foto: Marco Verch/ Flickr

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto que prevê a instalação de bancos vermelhos em praças e áreas públicas como parte da campanha “Agosto Lilás”, dedicada à proteção das mulheres.

Inspirada em uma iniciativa internacional iniciada na Itália em 2016, a proposta visa disseminar mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia de feminicídio.

Apresentado pela deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE) e apoiado pela senadora Jussara Lima (PSD-PI), o PL 147/2024 agora segue para sanção presidencial. Além da instalação dos bancos, o projeto propõe a realização de capacitações em locais movimentados e a premiação de iniciativas que promovam a conscientização e o combate à violência contra a mulher.

Essa iniciativa visa complementar as medidas já existentes diante do aumento significativo de casos de feminicídio no Brasil, conforme dados alarmantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

(Com informações do Senado)