Kia cria perfume com cheiro de gasolina para vender mais carros elétricos. Foto: Reprodução
Kia cria perfume com cheiro de gasolina para vender mais carros elétricos. Foto: Reprodução

A transição dos motores a combustão para os elétricos tem transformado a experiência de dirigir, e nem todo mundo está preparado para abrir mão de certos hábitos, inclusive do cheiro de gasolina. Pensando nisso, a Kia decidiu unir tecnologia e nostalgia em um produto inusitado: um perfume automotivo que reproduz o aroma típico dos postos de combustível. 

A iniciativa quer aproximar os condutores do universo elétrico sem que eles percam totalmente a sensação dos velhos tempos ao volante. 

Desenvolvido em parceria com o perfumista finlandês Max Pertulla, o aromatizador combina notas de óleo de motor, metal e alcatrão de bétula e até jasmim – flor que produz compostos semelhantes aos hidrocarbonetos encontrados na gasolina, responsáveis por aquele cheiro marcante.

O produto foi criado pela distribuidora finlandesa da Kia e apresentado junto ao novo modelo elétrico EV4, durante um evento da marca. De acordo com os executivos, diversos motoristas sentem falta dos estímulos que os carros a combustão têm nos modelos elétricos. Por isso, criar uma espécie de perfume que pode lembrar um dos cheiros mais comuns dos automóveis e mexer com o emocional dos condutores.

Produção limitada

Com produção limitada e embalado em um frasco que imita um galão de combustível, o perfume acompanha o lançamento do EV4. O carro, construído sobre a plataforma E-GMP, pode ter configuração sedan ou hatch. E o sedan possui 4,73 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos. O três-volumes dispõe de um motor de 201 cv e a bateria pode ter capacidade de 58,3 kWh ou 81,4 kWh, dependendo do mercado. A tração é dianteira e a autonomia pode chegar aos 530 km, segundo os ciclos internacionais.

Modelos

A aposta reforça a estratégia da montadora em expandir sua linha de veículos eletrificados. No Brasil, a Kia já oferece opções híbridas e elétricas que vão do SUV subcompacto Stonic, com sistema semi-híbrido de 48V, cujo sistema elétrico não traciona as rodas e ajuda a diminuir a emissão de poluentes, além do consumo de combustível, e custa R$ 154.990.

Mas há também outra opção: ter um carro 100% elétrico, o SUV EV5, sendo a opção mais em conta da categoria. Ele tem pegada futurista, 217,5 cv, bateria LFP de 88,1 kWh de capacidade e alcance de 402 km pelo Inmetro. O EV5 é oferecido por R$ 389.990.

Modelo Kia EV5. Foto: Reprodução/Kia Brasil

Editado por Clayton Matos