BELEZA

Carnaval aquece mercado de maquiagem

Este período de folia é considerado um dos melhores do ano para quem trabalha com vendas ou com a realização de maquiagens.

Carnaval aquece mercado de maquiagem

Tendência, paixão e profissionalização são elementos que envolvem o mundo da maquiagem, desde a comercialização dos produtos até os maquiadores que realçam a beleza das clientes com suas técnicas. No Carnaval, tanto vendedores quanto maquiadores aproveitam o período para faturar uma renda extra, expor o trabalho e ousar com as cores.

Com uma carreira de mais de 20 anos, o maquiador Junior Gomes, de 49 anos, deu início à vida profissional na área com a realização de um curso básico com duração de 3 meses. A partir disso, não parou mais e começou a participar de cursos profissionalizantes do Senac, por exemplo. “Daí vieram as oficinas de maquiagem, cabelo, corte e penteados. Eu sempre quis ser maquiador”, relembra.

Após realizar cursos com grandes profissionais da área, Júnior viajou para São Paulo e viveu outras experiências que o moldou como o maquiador que é hoje. Segundo ele, o trabalho como maquiador o mantém e, apesar de já ter trabalhado em salões de beleza, e atender celebridades como a cantora Gretchen, o profissional nunca pensou em ter seu próprio estúdio e, atualmente, atende noivas, debutantes e demais clientes.

Ele, que usa as redes sociais como vitrine para expor o trabalho, pontua que o período carnavalesco é atrativo e estratégico para os profissionais da área. “O Carnaval sempre foi atrelado à maquiagem. O Carnaval fala de beleza, de maquiagem, de brilho, de glamour. Então, acredito que no Carnaval o maquiador tem mais poder de execução de trabalho, de colocar aquilo que ele sente vontade de fazer, porque Carnaval é brilho, ele é alegria, é cor”, ressalta.

A jovem maquiadora Izabella Martins, 25 anos, também aproveita o período para caprichar nas produções e bombar nos atendimentos à domicílio. Vaidosa desde a infância, a profissional conta que começou a atuar na área aos 17 anos, quando finalizou o primeiro curso. “Desde criança gostava de andar arrumada e maquiada para a escola, aí meus pais me incentivaram a fazer um curso e foi o empurrão que precisava para eu trabalhar com isso”, diz.

A maquiadora comenta que foi no marketing boca a boca que os clientes começaram a chegar e não pararam. Indicada por amigas, esse é o principal meio de promoção do trabalho de Izabella até hoje, seguido da exposição no Instagram e WhatsApp. Neste Carnaval, os atendimentos tiveram um aumento de 50%.

“Ainda mais agora que estou morando na Vila dos Cabanos, todo o fim de semana tem atendimento, as clientes correm atrás de maquiagem, cílios, sobrancelhas. Esse movimento acontece até a metade de março, porque ainda ocorrem as promoções e tem a ressaca do Carnaval. Para mim é gratificante trabalhar com o que sempre amei”, afirma.