
Notícias
Bolsonaro quis trazer ilegalmente joias de R$ 16,5 MILHÕES para Michelle

Assuntos
Notícias
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O governo Jair Bolsonaro (PL) quis trazer de forma ilegal para o Brasil um conjunto de joias avaliado em 3 milhões de euros (R$ 16,5 milhões) para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Bolsonaro tentou fazer com que um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes de Michelle entrassem ilegalmente no Brasil.
As joias foram um presente do governo da Arábia Saudita a então primeira-dama.
Os itens foram encontrados na mochila do militar Marcos André dos Santos Soeiro, que assessorava o então ministro Bento Albuquerque, em outubro de 2021.
As joias foram retidas pela Receita Federal no aeroporto internacional de Guarulhos (SP), porque a legislação brasileira obriga que seja feita a declaração de bens vindos de fora com valor superior a mil dólares.
Segundo o jornal, na ocasião em que as joias foram retiradas, Bento Albuquerque quis usar de seu cargo para liberar os diamantes. A cena foi gravada por câmeras de segurança do aeroporto.
O ex-ministro de Minas e Energia admitiu que trouxe a encomenda para Michelle, mas alegou não saber o que tinha dentro, porque estava empacotado.
Ainda segundo o Estado de S. Paulo, nos últimos meses de seu governo, Bolsonaro recorreu aos ministérios de Estado em pelo menos quatro tentativas de reaver as peças de diamantes, mas não conseguiu.
Bolsonaro chegou a enviar um ofício em 28/12/2022 para que as joias fossem devolvidas, mas novamente recebeu uma negativa da Receita.
Caso queira reaver as joias milionárias, Bolsonaro deve pagar o imposto de importação, que equivale a 50% do valor estimado do item, além de uma multa de 25% por tentar trazer os objetos para o país de forma ilegal.
Mais Notícias
Mais artigosENTENDA COMO CADASTRAR
Perdeu o pet? Novo sistema do Governo ajuda a encontrar e proteger cães e gatos
Sem cobrança de qualquer imposto ou taxa, iniciativa garante mais segurança em caso de os bichinhos se perderem e ajuda a combater maus-tratos
CASO ANA BEATRIZ
Caso Ana Beatriz: mãe confessa ter matado a filha e detalha o crime em vídeo
Eduarda de Oliveira, de 22 anos, revela como matou a filha de 15 dias, Ana Beatriz, e escondeu o corpo com materiais de limpeza
CADASTRO NACIONAL
Governo Federal lança programa gratuito para registro e proteção de cães e gatos
Nesta quinta-feira (17), o Governo Federal anunciou duas importantes iniciativas voltadas ao bem-estar animal.
INVESTIGAÇÃO
Assassino de Vitória agiu sozinho e análise sobre crime sexual é inconclusiva
O operador de empilhadeira Maicol Antonio Sales dos Santos, 23, foi o único responsável pelo assassinato da adolescente Vitória Regina de Sousa.
PROJETO
Projetos no Congresso querem prender médicos que tratam jovens trans
Autores desses projetos negam que eles tenham caráter antitrans.
PROGRAMA
INSS cria novo programa de perícias para diminuir fila de 2 milhões
Para tentar destravar a fila de mais de 2 milhões de pedidos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o governo federal instituiu nesta quarta-feira (16)
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade