Luiza Mello
O senador paraense Beto Faro foi indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para comandar a bancada do partido no Senado em 2024. A escolha foi feita nesta quarta-feira, 21, pelos colegas senadores e senadoras. Faro, que está em seu segundo ano de mandato no Senado Federal, substitui Fabiano Contarato (ES). Além de liderar o partido no Senado, ele também é presidente do PT do Pará, sigla a qual é filiado desde 1987.
Beto Faro agradeceu aos colegas do partido pela oportunidade de liderar o PT no Senado nesse importante período do atual governo Lula. “É com imensa alegria que assumo a liderança do nosso partido. Agradeço a todos os companheiros pela escolha. Essa é uma liderança muito importante, com história no PT e tenho muita gratidão por essa escolha”, agradeceu.
Além disso, o parlamentar citou alguns dos desafios que o partido enfrentará na agenda legislativa deste ano. “Os desafios são enormes. Como bancada do partido do presidente da República, nós temos que cuidar da regulamentação da reforma tributária, tratar das questões ambientais para apresentar [ao mundo] resultados positivos durante a COP-30 que acontecerá no Pará. Também precisamos dar sequência aos resultados econômicos positivos conquistados pelo governo até o momento”, completou o novo líder do PT no Senado.
Nascido em Bujaru (PA), Beto Faro foi eleito senador pela primeira vez em 2022, com 1.781.562 votos. Anteriormente, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, tendo sido presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.