Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, à unanimidade, nesta terça-feira, 17, o projeto de lei que reconhece a obra musical de Fafá de Belém como patrimônio cultural e imaterial do Estado.
Maria de Fátima Palha de Figueiredo, a Fafá de Belém, é um dos grandes nomes da música popular brasileira, com a trajetória marcada pela versatilidade. Ela se destacou cantando MPB, mas também fados (de Portugal) e músicas regionais paraenses, desde as canções de Paulo André e Ruy Barata, no início da carreira nacional, ao brega paraense, que a levou à vitória por duas vezes no Prêmio da Música Brasileira.
Fafá encanta gerações com 30 álbuns gravados e 15 milhões de exemplares vendidos. Em 2024, ela foi enredo da escola de samba Casa Verde, de São Paulo, no Carnaval, com o tema “Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta”. Além de intérprete, Fafá também já atuou em novelas e foi apresentadora de televisão.
A iniciativa é da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL). O projeto ainda depende da sanção do governador do Pará, Helder Barbalho.