Entretenimento

Lei institui o Dia Estadual da Guitarrada em homenagem ao Mestre Vieira

Mestre Vieira, o pai da guitarrada. Foto: Renato Chalu/divulgação
Mestre Vieira, o pai da guitarrada. Foto: Renato Chalu/divulgação

O governador Helder Barbalho (MDB) sancionou nesta terça-feira, 26, a lei estadual que institui o dia 29 de outubro como o Dia Estadual da Guitarrada, que é um gênero musical brasileiro surgido no Pará, a partir da fusão do choro com o carimbó, merengue, cúmbia, mambo, bolero, jovem guarda, brega e outros. Nesse estilo, a guitarra elétrica é predominantemente solista. Também é chamada de lambada instrumental.

Mestre Vieira é o criador do gênero, que teve reconhecimento no último dia 13 de setembro na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Projeto de Lei nº 324/2021, que institui o “Dia Estadual da Guitarrada” no Pará. A autora da proposição é a deputada Ana Cunha. E hoje o projeto virou lei.

Segundo o Projeto de Lei, a guitarrada tem como marco o lançamento do disco “Lambadas das Quebradas”, em 1978, de Mestre Vieira (1934-2018). “O disco foi o primeiro apresentar temas instrumentais para guitarra, valorizando os ritmos amazônicos e caribenhos. O ‘Dia Estadual da Guitarrada será celebrado, anualmente, no dia 29 de outubro”, disse a deputada Ana Cunha na justificativa da proposta.

Joaquim de Lima Vieira nasceu em 1934, registrado em Barcarena-PA, cidade onde ele se criou e viveu até seus 83 anos, falecendo no dia 2 de fevereiro de 2018.