DOMINGUEIRA NA PEDREIRA

'Domingueira' estreia com shows, oficinas e feira gastronômica na Pedreira

Uma extensa programação cultural, com shows, feira gastronômica, oficinas de botânica, espaço geek, fit dance, brincadeiras para crianças e muito mais atividades.

Entre as atrações da primeira edição do Domingueira, estão Hugo Santos, banda Fruto Sensual, banda I Love Pagode, Mariza Black, DJ Assayag e as tradicionais escolas de samba Bole-Bole e Império Pedreirense.
Entre as atrações da primeira edição do Domingueira, estão Hugo Santos, banda Fruto Sensual, banda I Love Pagode, Mariza Black, DJ Assayag e as tradicionais escolas de samba Bole-Bole e Império Pedreirense.

Uma extensa programação cultural, com shows, feira gastronômica, oficinas de botânica, espaço geek, fit dance, brincadeiras para crianças e muito mais atividades. Esse é o Domingueira, projeto da Prefeitura de Belém que estreia neste domingo, 3, na avenida Pedro Miranda, que vai ser transformada em uma rua de lazer e serviços, das 15h às 21h, no bairro da Pedreira. O projeto irá acontecer sempre no primeiro domingo de cada mês, em diferentes bairros da cidade, transformando as ruas grandes pontos de encontro entre arte, cultura e lazer para todas as idades. Tudo com acesso gratuito.

A programação deste domingo ocorre no trecho entre as travessas Chaco e Humaitá, que terá o trânsito interditado durante as seis horas de programação. Lá serão montadas 15 estações temáticas, onde o público terá acesso a serviços públicos, áreas de lazer e também programação musical, que transita entre o brega, o rock, o sertanejo, o samba e o pagode. “Essa é mais uma programação gratuita da Prefeitura de Belém, que acontecerá todo primeiro domingo do mês. Teremos videogames, atividades para a primeira infância, diversas oficinas, fit dance, gastronomia, esportes e muito mais”, diz o prefeito Igor Normando.

Entre as atrações da primeira edição do Domingueira, estão Hugo Santos, banda Fruto Sensual, banda I Love Pagode, Mariza Black, DJ Assayag e as tradicionais escolas de samba Bole-Bole e Império Pedreirense. O palco, em formato 360°, garantirá visibilidade e interação de todos os ângulos.

Com 21 anos de carreira, Mariza Black é considerada uma das maiores representantes do samba paraense. Conhecida por sua voz potente e interpretação marcante, ela canta tanto clássicos nacionais quanto composições locais. Ela destacou a importância do novo projeto: “É uma forma de fortalecer a identidade cultural do nosso povo. A Prefeitura de Belém tem papel fundamental na valorização das artes em todas as suas expressões. Achei a iniciativa maravilhosa!”

Para a estreia do Domingueira, Mariza Black preparou um repertório animado, cheio de clássicos. “Vou cantar músicas de Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, além de compositores paraenses. Também incluí sucessos da MPB e do brega, todos com um toque de samba”, antecipa.

Pelo menos cinco secretarias municipais estão envolvidas na programação. No espaço montado para o evento, estarão disponíveis a Estação Criança, com brinquedos infláveis, recreação, pintura livre, roda de música e experiências sensoriais para os pequenos; Estação Primeira Infância, com resgate de brincadeiras tradicionais para pais e filhos; Estação Zoo, com exposição de pequenos animais, Castramóvel e campanha de adoção de pets; Estação Geek, com games, cosplay e cultura pop; Estação Mãos e Artes, com uma feira criativa com mães atípicas em parceria com o Sebrae; Estação Cuidado e Beleza, com maquiagem e cuidados estéticos na Van da Beleza; Estação Vida Saudável, com avaliação nutricional, suplementação e aulão de ritmos.

Ainda vai ter desfile de personagens típicos e atrações folclóricas em movimento, praça de alimentação com comidas típicas, ambulantes e food trucks, drinques com identidade amazônica, troca de mudas e oficinas de hortas, área de descanso com redes, e serviço de vacinação e orientação à saúde.