ALIADOS

Jambu e açaí são testados no tratamento odontológico

Pesquisas desenvolvidas no Pará investigam o uso dos ingredientes típicos da região em terapias contra sensibilidade dental e periodontite.

OFERECIMENTO

Hospital HSM Acessar site
Açaí utilizado na pesquisa. Foto: Divulgação
Açaí utilizado na pesquisa. Foto: Divulgação

Dois ingredientes tradicionais da culinária paraense — o jambu e o açaí — estão sendo estudados para fins terapêuticos na odontologia por meio de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A tese de doutorado da cirurgiã-dentista Brennda Lucy Freitas de Paula testou um gel experimental com extrato de jambu para aliviar a sensibilidade causada por clareamentos dentários. O estudo foi conduzido em diferentes etapas, de testes celulares até ensaio clínico com voluntários, e mostrou que o extrato purificado da planta pode bloquear canais de dor presentes nos dentes, promovendo efeito anestésico.

Já a dissertação de mestrado de Zuleni Alexandre da Silva avaliou o açaí clarificado como tratamento complementar contra a periodontite — inflamação que pode causar perda dentária. Utilizando um modelo experimental com ratos, o estudo apontou que o fruto ajudou a modular o processo inflamatório, melhorando parâmetros bioquímicos relacionados ao estresse oxidativo.

Potencial Terapêutico e Novas Possibilidades

As duas pesquisas reforçam o potencial terapêutico de substâncias naturais da Amazônia e valorizam saberes tradicionais da floresta. Apesar de ainda estarem em fase inicial, os resultados indicam novas possibilidades de tratamentos menos invasivos e mais acessíveis, com o uso de fitoterápicos regionais.

Continuidade das Investigações

Ambos os trabalhos foram defendidos em 2024 e seguem em continuidade com novas investigações. A linha de pesquisa do jambu é coordenada pela professora Cecy Martins Silva. Já a pesquisa sobre o açaí, orientada pela professora Renata Duarte de Souza Rodrigues, agora estuda também a associação do fruto com terapias como a fotobiomodulação.