Com as altas temperaturas, alguns cuidados devem ser tomados para prevenir problemas de saúde. Um deles é com a alimentação, aliada a ingestão de água para manter a hidratação do corpo. De acordo com o nutricionista clínico Fernando Leite, a quantidade de água pode variar conforme o peso da pessoa. O cálculo individual pode ser feito multiplicando o número 35 pelo peso do corpo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 quilos deve consumir em média 2.100 ml de água por dia.
“O corpo é composto basicamente por água, que tem importante papel na regulação da temperatura corporal, das funções cognitivas como humor e memória, funções intestinais e transporte de nutrientes”, explica o nutricionista sobre a importância de uma hidratação adequada.
Além da água, o nutricionista também recomenda consumir frutas in natura diariamente, como melancia, laranja, melão, coco verde e abacaxi. “Estas frutas contêm muita água na composição, a exemplo da melancia, que tem quase 92% de água, além de vitaminas e antioxidantes”.
FRUTAS
Fernando recomenda que as frutas devem ser preferencialmente consumidas na forma natural e não na forma de sucos. “Com o suco das frutas, não consumimos as fibras, necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Além de que, na maioria das vezes é adicionado açúcar nos sucos, o que deixa a bebida mais calórica”, alerta o nutricionista.
Para esta época de calor, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois desidratam o corpo. Assim como bebidas açucaradas, a exemplo dos refrigerantes, que contribuem para a perda de água devido ao corpo precisar retirar o excesso de açúcar do organismo. Alimentos gordurosos, ricos em sódio e industrializados também contribuem para a perda de água no corpo e devem ser evitados ao máximo.
“Ter uma alimentação mais natural é o ideal para a nossa saúde, ainda mais em tempo de calor. Isso é fundamental na manutenção da nossa saúde. Precisamos ficar atentos ao nosso estilo de vida e sempre que possível consultar um nutricionista para uma avaliação”, reforça o nutricionista sobre a atenção que devemos dar aos nossos hábitos alimentares em épocas de calor intenso.
Serviço
RECOMENDAÇÕES
- Consumir bastante água
- Consumir frutas in natura como:
Melancia (92% água)
Laranja (85% água)
Melão (90% água)
Coco verde (95% água)
Abacaxi (87% água)
O QUE EVITAR
- Refrigerantes
- Bebidas alcoólicas
- Alimentos gordurosos ou com muito sal