BOLETIM INFOGRIPE

Covid-19 aumenta entre idosos no Pará e estados do Norte e Nordeste; vídeo

O novo Boletim InfoGripe mostra tendência de interrupção do crescimento e de diminuição dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em estados da região Centro-Sul

Infecções comuns, como gripe, herpes e resfriados, podem afetar não apenas o corpo, mas também o cérebro.
Infecções comuns, como gripe, herpes e resfriados, podem afetar não apenas o corpo, mas também o cérebro.

O novo Boletim InfoGripe, divulgado em 10 de outubro, aponta uma tendência de interrupção do crescimento e diminuição dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em vários estados do Centro-Sul do Brasil. Apenas Minas Gerais e Pernambuco apresentam aumento nos casos. No entanto, há um crescimento de SRAG entre os idosos, especialmente no Acre, Pará e Pernambuco, com 30% dos casos positivos de Sars-CoV-2 e 63% dos óbitos relacionados à Covid-19.

A análise, que abrange dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) entre 29 de setembro e 5 de outubro, revela que a redução de casos no Brasil está ligada à queda nas ocorrências de Covid-19 e rinovírus em diversos estados. A pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, destaca a importância da vacinação, especialmente para grupos de risco, como idosos e crianças.

Além da vacinação, recomenda-se o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas. Apesar da queda geral, dez capitais, como Belo Horizonte e Florianópolis, ainda mostram aumento nos casos de SRAG.