TURISMO VERDE

Paragominas: turismo, natureza e cultura no sudeste do Pará

Paragominas prova que é possível unir desenvolvimento econômico, lazer e turismo consciente, oferecendo experiências únicas para quem deseja explorar o Estado além dos roteiros tradicionais.

Floresta Plantada de Eucalipto. Fotos: Luiz Octávio Lucas
Floresta Plantada de Eucalipto. Fotos: Luiz Octávio Lucas

No início da semana, a coluna esteve batendo perna em Paragominas e voltou com o álbum cheio de registros de uma cidade que se reinventou. Por anos, o município ficou marcado por problemas ambientais, mas hoje se destaca pelo desenvolvimento sustentável e pelos atrativos que valem a visita para quem quer explorar o Pará além de Belém e da Região Metropolitana.

Se você planeja conhecer o Estado durante o Círio de Nazaré ou na COP30, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, reserve dois dias, ao menos, para um passeio em Paragominas. A cidade oferece lugares que rendem belas fotos, como a Lagoa Verde, um parque ao ar livre com pista para caminhada e corrida, lagoa com peixes, jardim e cascata, academia ao ar livre e parque infantil. O espaço é ponto de encontro dos moradores, muitos vindos de diferentes regiões do Brasil, atraídos pelo trabalho, especialmente no agronegócio sustentável, carro-chefe da economia local.

Outro destaque é o Parque Ambiental Municipal Adhemar Monteiro, com lago para pedalinho, trilhas, pistas de caminhada e contato direto com a fauna e flora amazônica, ideal para quem busca lazer em meio à natureza.

No centro da cidade, o Shopping Diamond e o comércio local pujante estão próximos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, uma construção moderna e bem conservada. O espaço inclui uma lojinha de artigos sacros, perfeita para levar lembranças do templo.

Para os amantes da gastronomia, Paragominas oferece várias churrascarias, já que a cidade é conhecida pela pecuária. A carne local é saborosa e geralmente mais acessível do que em outras regiões do país. No Açougue Capixaba também há sessão de cachaças regionais (imperdíveis).

Destaques de Paragominas

A cidade, cercada por florestas plantadas de eucalipto (que ajudam a evitar o desmatamento de áreas nativas), tem um clima mais ameno e um visual único, digno de cenário de cinema.
Para quem aprecia a vida no campo, até este domingo ocorre a Agropec, a Feira Agropecuária de Paragominas. O evento é aberto ao público e conta com shows nacionais e regionais, rodeio profissional, festival gastronômico, parque, fazendinha e balada kids para as crianças, além de hackathon e atividades de inovação. As lojas da cidade, por sinal, estão cheias de moda country, então prepare o look xadrez, bota e o chapéu de cowboy.

Como chegar

Paragominas fica a cerca de 337 km de Belém. De carro, o trajeto leva 5 a 6 horas pela BR-010 e PA-279. Quem prefere transporte público pode optar pelos ônibus que saem diariamente da rodoviária de Belém.

Nos siga no Instagram: