Delícias du Pará. Foto: Divulgação
Delícias du Pará. Foto: Divulgação

Chegou o fim de semana mais esperado por nove em cada dez paraenses e inúmeros turistas. O Círio de Nazaré é daqueles eventos anuais que não se consegue explicar, é preciso viver. Junto com a procissão mariana de domingo, uma série de experiências envolve essa manifestação de fé da Igreja Católica, uma delas a gastronomia de Belém. 

Esse é o tema da coluna de hoje, que te convida a fazer degustações que vão além do Pato no Tucupi e da Maniçoba, dupla queridinha do almoço do Círio. A capital paraense é uma Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido pela Unesco, e que revela bem o motivo dos visitantes voltarem para suas cidades de origem com caixas de isopor repletas de itens da culinária local. 

Não vá embora de Belém sem experimentar uma gama de sabores criativos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos por chefs, boieiras do Ver-o-Peso, donas de casa e até mesmo engenheiros de alimentação. No quesito petiscos, o bolinho de maniçoba, pastel de vatapá, bolinho de pato no tucupi e unha de caranguejo se destacam em bares, restaurantes e lanchonetes da cidade: Amazon Beer, Unha da Conselheiro, Casa Camilo e A Portinha são endereços certos para provar e se apaixonar. 

Casa de Elna

Sabores do Círio de Nazaré

É claro que quando o assunto é sobremesa, logo vem na cabeça o açaí raiz nosso de cada dia e os sorvetes da Cairu. O açaí vai bem geladinho, com farinha de tapioca e açúcar; outra combinação é acompanhado de peixe frito, camarão ou charque. Entre os estabelecimentos que se destacam estão o Point do Açaí, Iaçá e Açaí do Alonso. 

Açaí do Alonso

Sobre os sorvetes, além da Cairu, a Maioca, Ice Bode, Blaus e Daju Sorvetes Artesanais oferecem sabores que com certeza vão fazer você querer levar pra casa alguns isopores: Carimbó, Pavê de Cupuaçu, Bacuri, Paraense, Mestiço, Tapioca e Maria Isabel são sugestões certeiras. 

Maioca

Tem também o caruru, o vatapá paraense, tacacá, tacaranguejo – com caranguejo e camarão -, arroz paraense – com jambu e camarão -, arroz de pato no tucupi e combinações em que se pode experimentar mais de um no mesmo prato. Aí não deixe de visitar o Tomaz Culinária, Casa de Elna – que oferece rodízio de delícias paraenses -, Amazônia na Cuia, Tacacá da Vileta, Delícias du Pará e Tacacá do Renato. Lugares onde a degustação é referência. 

Amazônia na Cuia

E pensa que parou por aí? A pizza também tem cara paraense com sabores como camarão e jambu, cupuaçu com queijo do Marajó, com caranguejo e outras mais. Entre as pizzarias que se destacam na cidade estão a Famiglia da Pizza, Pizza do Fábio e Cia. Paulista de Pizza. 

Pizza do Fábio

Opções Veganas e Despedida Gastronômica

Para os veganos, o destino certo é o restaurante Govinda, que oferece opções como a maniçoba vegana, tão deliciosa como a tradicional.

Govinda

A coluna poderia virar um verdadeiro livro de dicas sobre o que degustar em Belém, mas o espaço é curto, então a gente encerra com a sugestão das tapiocarias. Dê uma volta pela Tapioquinha de Mosqueiro ou nos quiosques do espaço Ver-o-Rio e peça as com queijo do Marajó ou coco na folha da bananeira acompanhadas de um café bem quentinho. Sim, você vai voltar pra casa com uns quilinhos a mais e uma bagagem da nossa cultura gastronômica pra lembrar até a próxima visita. Feliz Círio com as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré! 

Nos siga no Instagram