A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) está com inscrições abertas para o novo Processo Seletivo de Estágios de Pós-graduação em Direito. O período de inscrições gratuitas vai de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, diretamente pelo site da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP). A seleção será para preencher três vagas imediatas e realizar a formação de cadastro reserva, para compor o quadro de estagiários das unidades de Parauapebas, Santarém e Tucuruí, conforme demanda ao longo do ano. O valor da bolsa-estágio é de R$ 1.704,45 + auxílio transporte, com carga horária de 6h horas diárias.
O estágio abrange as áreas Cível e Penal. Serão reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para candidatos/as negros/as (pretos/as e pardos/as), 5% para candidatos/as indígenas e 5% para candidatos/as quilombolas.
As entrevistas serão realizadas no dia 11 de fevereiro e a lista de classificação final será divulgada em 13 de fevereiro. Informações detalhadas sobre o processo seletivo, os requisitos para as vagas, bem como a documentação necessária podem ser encontradas no edital disponível no site da Escola Superior da Defensoria Pública do Pará (ESDP), por meio do qual também são realizadas as inscrições.
Para o defensor Rodrigo Ayan, diretor da Escola Superior, o estágio na Defensoria Pública é extremamente valioso para a formação de profissionais da área, principalmente por oferecer uma experiência prática ampla e diversificada.
“O grande diferencial do estágio na Defensoria Pública é a oportunidade de desenvolver não apenas habilidades técnicas, como redação de peças processuais e realização de atendimentos, mas também competências humanas, como empatia, escuta ativa e capacidade de lidar com questões sociais complexas”, destaca o defensor.
A defensora pública-geral, Mônica Belém, reforça a importância da vivência na Defensoria paraense para a formação dos operadores do Direito.
“O estágio na Defensoria Publica é uma oportunidade única de vivenciar, na prática, a efetivação dos direitos fundamentais e dos mais vulnerabilizados, uma experiência que vai agregar no conhecimento teórico e para a vida. A atuação na Defensoria Pública permite um contato próximo com a realidade social e as dinâmicas do sistema judicial, além de ser extremamente gratificante”, afirma a DPG.
Serviço:
Processo Seletivo de Estágio de Pós-Graduação em Direito da DPE-PA em Parauapebas, Santarém e Tucuruí
Inscrições de 22/01/2025 a 05/02/2025
Edital Paraupebas