VISTORIA DA CORDA

Vistoria da corda do Círio com apoio da Guarda de Nazaré

Vistoria da corda do Círio com apoio da Guarda de Nazaré Vistoria da corda do Círio com apoio da Guarda de Nazaré Vistoria da corda do Círio com apoio da Guarda de Nazaré Vistoria da corda do Círio com apoio da Guarda de Nazaré
Foto: Rosana Pinto - Ascom DFN
Foto: Rosana Pinto - Ascom DFN

Neste sábado, a partir das 15h, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Guarda de Nazaré conduzirão uma vistoria na Corda do Círio e da Trasladação. Os preparativos começam às 14h30, quando a corda será retirada da Estação Luciano Brambilla e levada até o colégio Santa Catarina de Sena, em Nazaré, para checar as argolas, nós e estações, além de garantir que os 800 metros da corda estejam em perfeitas condições.

Após a inspeção, os 400 metros destinados à Trasladação retornarão à Estação Luciano Brambilla, onde permanecerão até a romaria do dia 12 de outubro. Os outros 400 metros do Círio ficarão em exposição na Estação das Docas, no armazém 1, até a madrugada do dia 13 de outubro, quando serão utilizados na procissão.

Esta é a quinta vez que a Estação das Docas abriga a Corda Oficial do Círio, um evento que já se tornou uma das atrações mais esperadas do projeto Círio na Estação. A visitação será gratuita e estará disponível durante o horário de funcionamento do espaço. A exposição é realizada em parceria entre a Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e a DFN, com o apoio do Governo do Estado.

Oscar Pimenta Filho, coordenador da Guarda de Nazaré, destacou a importância do evento: “A vistoria é essencial para a realização das grandes procissões da quadra nazarena. Verificamos as atracações, medimos e separamos as cordas que serão utilizadas. O sentimento de Círio se intensifica, pois ajustamos os últimos detalhes para honrar nossa Mãe de Nazaré.”

A Corda

A corda chegou a Belém no dia 4 de setembro, vinda da Castanhal Companhia Têxtil (CTC), que é a produtora e doadora do símbolo. Em abril de 2023, a DFN anunciou que, pela primeira vez, a corda do Círio seria produzida integralmente no Pará, a ser utilizada nas duas principais procissões: o Círio e a Trasladação.

Foto: Rosana Pinto – Ascom DFN

Este ano, um novo protótipo foi desenvolvido com o mesmo material utilizado anteriormente, malva e juta, e aprovado pela DFN. Antônio Sousa, diretor de procissões, explicou: “A nova corda possui argolas mais resistentes. Tomamos cuidados para evitar incidentes do passado, aprimorando a estrutura a cada ano.”

A corda possui 800 metros de comprimento, dividida em seções de 400 metros para cada romaria, e tem 60 milímetros de diâmetro. Ela é adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

Círio 2024

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, DFN, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. Os patrocinadores incluem o Banpará e o Instituto Cultural Vale, além de várias outras empresas e apoiadores que contribuem para a realização do evento.