O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), apresentou na tarde de ontem (9), em Belém, as ações de segurança, logística e atendimento desenvolvidas para a “Operação Círio 2024”. As atividades iniciaram na segunda-feira (7) e seguem até 27 de outubro.
Para este ano são 8.700 agentes públicos envolvidos de forma integrada na Quadra Nazarena 2024. São empregados 1.531 veículos na operação, entre viaturas, ambulâncias e veículos de resgate, além de 19 embarcações e dois helicópteros.
No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida Almirante Barroso, equipes estarão acompanhando mais de 60 câmeras de videomonitoramento presentes nos principais pontos da Trasladação e Círio. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará, Ualame Machado, ressaltou que a Segup coordena ações em 19 eventos que envolvem o Círio, sendo as 14 procissões e cinco eventos relacionados ao período da festividade, que incluem a Caminhada dos Romeiros, Festa da Chiquita, Arraial do Pavulagem, Encontro de Tambores e o Auto do Círio. O secretário também ressaltou o trabalho do CICC Móvel mais uma vez instalado na travessa Quintino Bocaiúva, com o objetivo de monitorar as principais procissões.
“É um trabalho integrado, com planejamento feito meses antes do início dessa programação. É uma gama de eventos que trazem milhões de pessoas para a cidade e para que nós possamos garantir a segurança e a tranquilidade para o devoto exercer a sua fé”.
Para aumentar a segurança, serão instalados 20 pontos de observação ao longo das avenidas por onde percorrerão as procissões da Trasladação e do Círio. Nos pontos estarão presentes agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que observarão o movimento de devotos e atenderão as emergências e ocorrências de momento.
O comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Pará, coronel Dilson Júnior, explicou que são 20 ações de segurança que a PM vai executar e que serão 6.500 policiais ao longo dessas atividades. “Estaremos presentes em todos os eventos da Quadra Nazarena de maneira integrada, atuando com os demais órgãos do sistema de segurança pública, forças armadas e guardas municipais. É um evento que passa não só por Belém, mas por Ananindeua e Marituba, e também na nossa área fluvial. É a maior operação do ano e estamos com toda a atenção para que tudo ocorra dentro da normalidade, com segurança e paz”.