CULINÁRIA

Veja como fazer um delicioso pato no tucupi

Parte da identidade gastronômica do Pará, o pato no tucupi é um prato tradicional na mesa dos paraenses durante o almoço do Círio. Chef de cozinha dá a receita

Veja como fazer um delicioso pato no tucupi Veja como fazer um delicioso pato no tucupi Veja como fazer um delicioso pato no tucupi Veja como fazer um delicioso pato no tucupi
Assim como a maniçoba, o pato no tucupi é sucesso absoluto na mesa dos paraenses, sobretudo em datas festivas FOTO: Divulgação
Assim como a maniçoba, o pato no tucupi é sucesso absoluto na mesa dos paraenses, sobretudo em datas festivas FOTO: Divulgação

Ana Laura Costa

Não é só o cheiro de maniçoba que perfuma casas na cidade de Belém durante o Círio de Nazaré, o pato no tucupi – outro prato típico bastante consumido durante a manifestação de fé e devoção à Rainha da Amazônia – também preenche as panelas, serve à mesa das famílias paraenses e dá sabor ao almoço do Círio.

Parte da identidade gastronômica do Pará, o pato no tucupi tem sua origem nos grupos indígenas. No entanto, aos poucos foram sendo adicionadas técnicas do assado à moda portuguesa. Por exemplo, a produção em duas etapas que consiste em primeiro assar, depois cozer no molho de tucupi, a introdução do jambu, de outros temperos e a adição de arroz são influências portuguesas.

Segundo aponta a tese de doutorado intitulada “A cozinha Mestiça: uma história da alimentação em Belém – fins do século XIX a meados do século XX”, realizada pela professora Sidiana Macedo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), os indígenas consumiam o pato apenas cozido no tucupi, com farinha de mandioca e pimenta.

E como a iguaria foi incorporada ao tradicional almoço do Círio? A pesquisa da professora Sidiana Macedo fez um levantamento das comidas servidas nos estabelecimentos da capital paraense durante o período da festa Nazarena.

No tradicional Arraial de Nazaré, em 1927, na Barraca da Santa, o cardápio ofertava aos fregueses o “Pato no Tucupy, Camarão ao molho Bechamel, Caruru à maranhense, Galatine de galinha, Mussuan com pimenta, Peru assado com fiambre e Gateau de banana”.

Assim, tradição e história se cruzam com costumes sendo preservados. E para quem deseja preparar o prato e reunir amigos e familiares, a chef de cozinha Lúcia Torres deu algumas dicas de preparo para não errar no ponto. Mas antes, ela deixou alguns votos: “Quero desejar a todos os paraenses e a todos os romeiros que estão vindo para Belém do Pará, um Círio abençoado, que o Círio seja mais que um Natal dos paraenses, e repleto de bênçãos!”.

Veja a receita

Ingredientes/ Porção para 10 pessoas

3 litros de tucupi

1 maço de chicória

1 maço de alfavaca

1 cabeça de alho

1 cebola

4 maços de jambu

1,5 de arroz

4 quilos de pato (coxa, sobrecoxa e peito)

Pimenta cominho à gosto

Modo de Preparo

Coloque o tucupi para ferver com alho, chicória e alfavaca. Refogue o pato com alho e um pouco de pimenta cominho e cebola (sal a gosto). Refogue bem o pato e ponha no forno para assar. Logo após assar, coloque no tucupi e, por último, acrescente o Jambu. Sirva com arroz branco.