Círio de Nazaré

Traslado para Ananindeua e Marituba deve ter o mesmo percurso de 2022

Trechos do trajeto estão passando por vistorias para que sejam checados, por exemplo, se tem alguma obstrução FOTO: Mauro Ângelo
Trechos do trajeto estão passando por vistorias para que sejam checados, por exemplo, se tem alguma obstrução FOTO: Mauro Ângelo

Trayce Melo

A romaria do Traslado para Ananindeua e Marituba no Círio de Nazaré 2023, realizada no dia 06 de outubro, terá o mesmo percurso do ano passado até o momento, podendo sofrer alterações no percurso após a vistoria do trajeto. A decisão foi debatida ontem (04), na Sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), em Ananindeua, entre a Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré, a Polícia Rodoviária Federal do Pará (PRF) e os órgãos municipais de Ananindeua e Marituba.

Participaram da reunião o diretor de Procissões da Festa de Nazaré, Antonio Salame, a secretária executiva de gestão integrada do município de Ananindeua, Síglia Simone, o diretor de transporte da Semutran, Gilberto Barbosa e outras autoridades. Durante a conversa, os gestores apresentaram as condições de pistas, alternativas de rotas de emergência, vistorias das passarelas e a fiscalização de instalações provisórias e de veículos estacionados nas vias públicas durante a romaria.

“A Diretoria da Festa de Nazaré irá apresentar a programação, o itinerário e a previsão de horários que vai estar passando a procissão por Ananindeua. Nós, enquanto Prefeitura de Ananindeua, daremos todo o suporte para que não tenhamos nenhum atropelo na romaria rodoviária. Nosso objetivo é não comprometer o tempo de chegada da procissão e preservar a segurança dos romeiros que passaram por essas vias”, ponderou o diretor de transporte da Semutran, Gilberto Barbosa.

Durante a vistoria foram avaliados os trechos do trajeto. “Nós estamos com a proposta de fazer o trajeto igual ao ano passado. Estamos avaliando se tem alguma obstrução, buracos na pista, tampa de bueiros a ser tratados, mato para ser aparado, iluminação das vias e outras questões. Se houver alguma obra que não consiga ser ajustada até o dia da procissão, a gente terá que ajustar o percurso”, pontua o Diretor da Festa de Nazaré, Antonio Salame.

O percurso tem em torno de 54 quilômetros, com saída da Basílica Santuário, em Belém, até a Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, com duração de cerca de 10h e deve reunir cerca de um milhão e trezentas mil pessoas, informa a Diretoria do Círio.