Círio de Nazaré

Romaria Fluvial, Descida do Glória, Trasladação: veja a agenda do Círio deste sábado (7)

O sábado que antecede a grande procissão do Círio de Nazaré é um dos dias mais movimentados da quadra nazarena. Foto: Olga Leiria - Diário do Pará
O sábado que antecede a grande procissão do Círio de Nazaré é um dos dias mais movimentados da quadra nazarena. Foto: Olga Leiria - Diário do Pará

O sábado que antecede a grande procissão do Círio de Nazaré é um dos dias mais movimentados da quadra nazarena, com várias romarias que proporcionam momentos singulares entre devotos e a padroeira, Nossa Senhora de Nazaré.

E junto com o nascer do dia, a terceira romaria em devoção a Nossa Senhora, a Rodoviária, ocorre no sábado e deve ser acompanhada por cerca de trezentos e cinquenta mil pessoas, ao longo do percurso de 24 km, com saída prevista a partir das 5h30, após a Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

Durante a procissão, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida até o Trapiche de Icoaraci, para a saída do Círio Fluvial. Este percurso é o segundo maior das 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré.

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

Antes da saída da Igreja de Ananindeua, haverá missa celebrada pelo Padre Chicão, às 4h. Enquanto a Romaria segue para Icoaraci, uma missa preparatória para o Círio Fluvial é celebrada no Trapiche. Esta celebração será presidida, a partir de 7h30, por Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil.

Círio Fluvial

Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Ainda no sábado, às 9h, será realizado o Círio Fluvial – a quarta romaria oficial – que sai do Trapiche do Distrito de Icoaraci com destino à Escadinha da Estação das Docas. A Imagem Peregrina é levada no navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, responsável por também fazer a organização e controle de toda a Romaria Fluvial, que deve ter duração de duas horas. A romaria vai envolver 50 mil pessoas e pouco mais de 400 embarcações. Há cerca de 80 motos aquáticas. O percurso estimado são 10 milhas marítimas, em torno de 18,500 km. A decoração do navio será de Simone Cosme.

Ela está entre as mais belas romarias da programação do Círio. A embarcação da Marinha do Brasil leva a Imagem Peregrina em um nicho, seguida por centenas de embarcações de todos os tipos e tamanhos. Em muitas delas é celebrada a santa missa, com momentos de espiritualidade e muito louvor.

Moto Romaria

. Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Após receber as honrarias de estado ainda na Escadinha do Cais do Porto, com decoração em formato de plotagem adesivada, a Imagem Peregrina é conduzida para a terceira romaria do dia, a Moto Romaria, com previsão de saída às 11h30. Esta procissão é realizada desde 1990 e iniciou por uma iniciativa da Federação Paraense de Motociclismo, que gostaria de prestar sua própria homenagem à Santa. A previsão de público é 45 mil.

A procissão encerra em cerca de uma hora em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, com uma bênção para os motociclistas. O percurso de 2,5 km se estende pela avenida Presidente Vargas, indo para a avenida Nazaré, em direção ao colégio. As principais ruas serão bloqueadas a partir das 6h da manhã.

Descida do Glória

Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

O sábado que antecede o Círio é movimentado por quatro romarias que emocionam vários fiéis, seja pelas águas ou pelas ruas, mas é na Basílica de Nazaré que os devotos e devotas da Rainha da Amazônia presenciam um dos momentos mais marcantes da programação do Círio: a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, do Glória.

Este ano, a cerimonia conduzida pelo do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, será realizada no dia 07 de outubro e iniciará após a chegada Moto-romaria. Antes do ato tão esperado, acontecerá louvor e pregação, às 10h, com o Frei Gilson, que faz parte da Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. A animação musical será feita pelo Ministério Filhos da Consolação.

O responsável pela descida da imagem será Jorge Rezende, integrante da Diretoria da Festa de Nazaré. Haverá transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Basílica Santuário de Nazaré.

Trasladação

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará

No fim da tarde de sábado, o povo paraense vai viver momentos de muita emoção e fé na segunda maior procissão do Círio de Nazaré, em relação ao público presente, a Trasladação, que leva a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral de Belém, para a saída do Círio. A Trasladação, ou procissão de luz, começa às 17h30. Antes da saída da romaria, às 16h30, haverá missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, no altar instalado sobre um tablado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt.

Com percurso de 3,700 Km, a Trasladação faz o sentido inverso do Círio, com chegada prevista para às 23h30. Diferente do que ocorre no Círio, o único carro que sai em procissão na Trasladação é a Berlinda – que conduz a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão terá como percurso a avenida Nazaré, avenida Presidente Vargas, rua Boulevard Castilho França, avenida Portugal, rua Padre Champagnat, terminando na Igreja da Sé.