A noite de ontem, 07, foi marcada por momentos de celebrações na Basílica Santuário de Nazaré, no qual o espaço foi tomado por profissionais da comunicação, que participaram da tradicional Missa dos Comunicadores, um momento especial de bênção e preparação espiritual, que também marca o início às celebrações do Círio de Nazaré 2024.
“A missa de hoje é o momento em que recebemos a bênção dos representantes da Igreja, de Nossa Senhora de Nazaré, para podermos fazer um bom trabalho durante o Círio. E isso é muito importante para todos os jornalistas que desejam desenvolver bem as suas atribuições. Algo essencial que reflete o nosso compromisso com a fé, com a devoção, como o trabalho e tudo o que alcança”, afirmou Karol Coelho, assessora da Basílica há 9 anos.
Neste ano, mil e duzentos profissionais jornalistas, dentre fotógrafos, repórteres, cinegrafistas, radialistas, sociais medias, apresentadores e assessores, vêm se empenhando para realizar a cobertura integral de toda a programação do Círio de Nazaré. Dentre os convidados da noite estava uma das diretoras da Cultura Rede de Comunicação, Vanessa Vasconcelos, que, além de fazer o salmo da missa, destacou a significância desse momento.
“Só a gente sabe o quanto nos envolvemos. É dedicação de corpo e alma em todos os momentos ligados ao Círio, que não é só o momento da procissão, mas quase 20 dias intensos de muito trabalho, de devoção e dedicação. E esse momento de missa dos comunicadores é justamente nos preparando espiritualmente para participarmos de cada detalhe, com muito envolvimento. Porque, embora seja sacrificante, estar perto de Nossa Senhora não tem preço, então nós somos abençoados e a bênção chega a cada um dos colaboradores”, disse.
Com menos de uma semana para a tradição de 232 anos em Belém, o Círio de Nazaré, que envolve 14 romarias, procissões que juntas ‘arrastam’ mais de dois milhões de pessoas às ruas da capital paraense para prestigiar a Rainha da Amazônia, os profissionais jornalistas se preparam para transmitir um pouco da atmosfera intensa que percorre pela cidade.
E, como manda a tradição, bem ‘ao lado’ da quadra nazarena, está a assessora Rosana Pinto, uma das principais responsáveis por divulgar a programação da festividade. À frente da assessoria da Diretoria de Festas de Nazaré há quase 10 anos, a jornalista não conteve palavras para explicar os sentimentos de, mais uma vez, participar do Círio de Nazaré.
“Vou para a minha décima edição do Círio com muito orgulho e amor, não só do meu trabalho, mas também da minha devoção. Afinal, ambas começam e duram durante o ano todo. Admito que, muitas das vezes, chego a achar que não vou dar conta, mas o sentimento logo passa. Meu trabalho é mostrar para todos que o Círio existe e a Nossa Senhora está no centro dele, e hoje eu consegui renovar as minhas forças para dar continuidade a esse legado”, contou.
Devido ao trabalho intensificado, o momento da missa é a chance que muitos esperaram para ter um minuto de devoção à Nossa Senhora. “É um momento muito importante, porque geralmente, durante toda a quadra nazarena, as procissões, tudo o que acontece durante o Círio, estou trabalhando, quase não sobra tempo para rezar. Mas esse momento veio como uma pausa necessária, uma oportunidade para pedir bênçãos, não só para esses quinze dias, mas também para tudo isso que vem por aí”, disse Bárbara Matoso, assessora da Basílica há 2 anos e meio.