RODA MUSICAL

Pavulagem prepara Arrastão do Círio neste sábado em Belém

Roda musical de lançamento ocorre neste sábado, dando a partida para as oficinas preparatórias

Roda musical de lançamento ocorre neste sábado, dando a partida para as oficinas preparatórias Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Roda musical de lançamento ocorre neste sábado, dando a partida para as oficinas preparatórias Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Os apaixonados pela cultura popular e pelas toadas terão um encontro com uma das maiores expressões da nossa cultura em outubro. Será o Arrastão do Círio, promovido pelo Arraial do Pavulagem, que ocorrerá no dia 12 de outubro, após o Círio Fluvial. Antes da grande data, os brincantes poderão participar de uma série de ações, que começam neste sábado, 07, no Boulevard da Gastronomia, com a realização de uma Roda Musical com shows gratuitos da banda Arraial do Pavulagem, Pelé do Manifesto, entre outros.

Todos os detalhes desta programação foram anunciados nesta sexta-feira, 06, em uma coletiva de imprensa, no Restaurante Point do Açaí, em Belém.

O Arrastão do Círio tem algumas características diferentes dos famosos Arrastões Juninos do Pavulagem. Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a Barca de Miriti (uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas). Também é possível ver elementos cênicos e personagens específicos da época, que harmonizam com as celebrações da época de Círio.

A música “Nossa Senhora da Amazônia” é uma homenagem feita pelo Arraial do Pavulagem em forma de música, diz o cantor e compositor Junior Soares, que lançou a canção há quatro anos. Desde então, ela embala os frequentadores do Arrastão do Círio.

“É uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. É o 22º ano que nós fazemos o Arrastão do Círio e entendemos que essa decisão de fazer esse cortejo especial é motivada por isso. A cidade recebe muita gente de fora que vem conhecer a cultura paraense e até então não havia uma atividade que mostrasse sobre a cultura de rua que é tão forte na Amazônia e agora, o arrastão vem se aperfeiçoando”, diz Junior Soares.

Com a emergência climática, ele destaca a preocupação com o conforto térmico e a hidratação dos brincantes. “A gente tem de oferecer água gratuitamente à população, nós temos pontos de hidratação espalhados pelas ruas onde passará o cortejo, que são novidades da estrutura para oferecer a brincantes e frequentadores um ambiente confortável para ela poder consumir e aproveitar o que nós temos de melhor da nossa cultura”, destaca, acrescentando que na concentração do arrastão, na roda ancestral, serão lembrados indígenas e quilombolas durante a execução das músicas.

O Arraial do Pavulagem foi oficialmente reconhecido como uma manifestação da cultura nacional nesta quarta-feira (04/09). A lei nº 4284/2019, que garante esse reconhecimento, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes e do ministro das Cidades, Jader Filho. Ronaldo Silva festejou o reconhecimento.

“Este momento é muito especial por vários fatores. O primeiro deles é que mais um ano a gente está junto para dar o melhor da gente e deixar para as pessoas esse carinho todo que soma 37 anos. Estamos muito felizes por esse momento lindo de reconhecimento nacional pelo trabalho que fazemos. É isso que a gente quer deixar como legado, esse lugar onde todos se manifestam livremente, respeitando uns aos outros. Esse respeito se dá pela cultura. A gente não tem restrição pela idade ou questões ideológicas, todos são iguais nesse território em prol da nossa identidade cultural”.

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

PROGRAMAÇÃO

No Arrastão do Círio 2024, o Batalhão da Estrela terá cerca de 700 pessoas, que participarão de uma série de ensaios e vivências, que começam nesta segunda-feira, 09, e seguirão até o dia 10 de outubro, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia – Bairro da Campina).

No dia 20 de setembro, acontecerá uma roda de conversa do projeto “Oralidades”, abordando a pluralidade de matrizes ancestrais, com destaque para a ludicidade africana e indígena do povo Assurini do Trocará, do município de Tucuruí, e do Quilombo de Umarizal, localizado no município de Baião.

Já no dia 28 de setembro, será realizada outra Roda Musical com a banda Arraial do Pavulagem e convidados (a serem confirmados). O ensaio geral está marcado para o dia 10 de outubro, e o Arrastão do Círio será realizado no dia 12 de outubro. Como em todo Arrastão do Círio, haverá uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, com o Batalhão da Estrela posicionado para homenagear a Santa assim que ela chegar do Círio Fluvial.