Um dos momentos mais emocionantes do Círio acontece nesta quinta, dia 10 de outubro: a apresentação do manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 232ª edição do Círio. A cerimônia de apresentação ocorrerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário. O manto que a Imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2025.
O manto para o Círio 2024 começou a ser pensado desde novembro de 2023, quando a estilista Letícia Nassar recebeu o convite por meio do casal coordenador do Círio 2024, Antonio e Silvia Salame. Este ano a confecção e o desenho são criação de Letícia, com bordados de Antônio José de Souza e Rosa Brito, e metais de Marcelo Monteiro, da Ourogema.
A estilista Letícia Nassar sempre teve o desejo de trabalhar com a produção do manto de Nossa Senhora de Nazaré. Ainda em outubro de 2023 ela foi convidada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) para confeccionar o manto de uma imagem de Nossa Senhora que estaria no Círio de Nazaré em Miami, nos Estados Unidos, realizado de 16 a 20 de novembro. “No dia da apresentação do manto de Miami eu fui convidada para fazer o manto do Círio de Nazaré daqui e, desde então, estou vivendo o meu milagre do Círio, porque foi o meu pedido a Ela”, conta Letícia.
Foi neste momento, em Miami, que ela começou a desenhar as primeiras ideias para o manto. “Todos os detalhes e a essência do manto foram feitos ali. Em Belém fiz alguns ajustes. Vestir Nossa Senhora de Nazaré é algo inexplicável. O Espírito Santo me guiou para fazer algo tão belo como este manto”, relata Letícia.
Segundo ela, o Manto foi inspirado na imagem de Maria, que mesmo com toda a sua força, se mantém sempre simples, singela, suave, ao mesmo tempo soberana e mulher. “Eu já desenhei o manto pensando na técnica de bordado que usaria, e isso facilitou muito o trabalho. Começamos a trabalhar na confecção dele em fevereiro”.
Já o bordador e membro da Guarda de Nazaré, Antônio José de Souza, está bordando o manto de Nossa Senhora de Nazaré pela décima quarta vez. O primeiro convite veio em 2003, além de ter trabalhado no manto para o Círio de Miami, junto com Letícia Nassar. ”A nossa inspiração maior para este manto é na pureza de Maria, na sua simplicidade, e fomos guiados por Ela em todos os momentos da confecção”, conta Antônio.
História – Um dos símbolos da procissão, a tradição do manto foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a santinha às margens do igarapé Murucutu. Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até sua morte em 1973.
Show
Liah Soares, por meio do projeto “MARIA VEM”, receberá diversos artistas em um espetáculo musical para embalar um público estimado em cerca de 10 mil pessoas nesta quinta, na Praça Santuário, logo após a Missa de Apresentação do Manto.
Liah convida uma verdadeira constelação para dividir esse momento, como a arte de Pinduca, Flávio Venturini, Gabi Nascimento, Lucinha Bastos, o tenor lírico Thiago Arancam e a cantora Wanessa. No repertório, músicas que fazem parte da memória afetiva popular, bem como aquelas que falam ao coração dos fiéis e exaltam Nossa Senhora. Sem dúvida alguma não ficarão de fora as canções que Liah compôs especialmente para a ‘Rainha da Amazônia’, a exemplo de “Ela Vem” (que já virou uma espécie de hino do Círio), “Mãe do Perdão” e ‘Maria Vem”, canção homônima do projeto.
O projeto “MARIA VEM” tem apoio institucional do Governo do Estado do Pará, Fundação Cultural do Pará, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear. Como patrocinadora master a Claro e também o Sebrae. O evento ainda conta com o apoio da Kallas, Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Diretoria da Festa de Nazaré e Padres Barnabitas. A realização é da Agência Conceito A.