A Marinha do Brasil anunciou as regras de segurança para a realização do Círio Fluvial 2025, uma das mais tradicionais romarias aquáticas do país. As normas foram publicadas na Portaria nº 6/Com4ºDN/ComOpNav/MB, de 4 de setembro deste ano, e serão detalhadas em coletiva de imprensa marcada para a próxima terça-feira, 23, às 9h, no Comando do 4º Distrito Naval, em Belém.
De acordo com a Marinha, todas as embarcações que desejam participar devem ser inscritas e inspecionadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). A expectativa é que cerca de 250 embarcações integrem a procissão fluvial que acompanhará, pelo 25º ano consecutivo, o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, responsável por conduzir a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no trajeto da Baía do Guajará, entre Icoaraci e o Cais do Porto de Belém.
A operação contará com mais de 400 militares, que atuarão com navios, lanchas, embarcações e motos aquáticas. A CPAOR ficará encarregada de gerenciar o tráfego aquaviário e evitar condutas de risco, como aproximações imprudentes à embarcação oficial.
Regras e Inscrições para o Círio Fluvial 2025
* Proibição de excesso de passageiros, especialmente em rabetas e canoas;
* Uso obrigatório de coletes salva-vidas para todos os ocupantes de embarcações sem cabine habitável;
* Proibição do transporte de crianças menores de 7 anos em motos aquáticas e embarcações sem cabines;
* Restrição de acesso às áreas isoladas pela Capitania.
As embarcações que descumprirem as normas poderão ser retiradas do tráfego e até apreendidas.
Inscrições para o Círio Fluvial
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de outubro. O processo é presencial, na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575 – Reduto), de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h30, ou por e-mail: [email protected]. Mais informações pelos telefones (91) 3218-3950 e (91) 98134-9000 (WhatsApp).
Outras Ações e Informações Relevantes
Concurso de ornamentação náutica
Durante a coletiva, também será lançado o concurso de ornamentação promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), exclusivo para embarcações regularmente inscritas.
Atuação no Círio Terrestre
No dia 12 de outubro, a Marinha também participará do Círio Terrestre. Cerca de 300 fuzileiros navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas reforçarão a segurança da berlinda, enquanto a Banda de Música do batalhão fará apresentações na saída da Igreja da Sé e na chegada à Basílica de Nazaré.
Serviço: Coletiva de Imprensa
Coletiva de imprensa – Regras para o Círio Fluvial 2025
Data: 23 de setembro de 2025
Horário: 9h
Local: Comando do 4º Distrito Naval (Rua Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém)