Círio de Nazaré

Marabá celebra Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Marabá segue pelas principais ruas da cidade, com a imagem sendo homenageada por onde passa.  FOTO: reprodução
O Círio de Marabá segue pelas principais ruas da cidade, com a imagem sendo homenageada por onde passa. FOTO: reprodução
O Círio de Marabá segue pelas principais ruas da cidade, com a imagem sendo homenageada por onde passa. FOTO: reprodução

Michel Garcia

De Marabá

Neste domingo (16), ocorre a grande procissão do 42º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Marabá, no sudeste paraense. São aguardadas pelo menos 200 mil pessoas na romaria, após dois anos sem a realização da tradicional romaria por causa da pandemia. A romaria ocorre todo terceiro domingo do mês de outubro. O tema do Círio deste ano em Marabá é “Maria, Mãe Educadora do Amor”.

Seguindo os mesmos moldes da grande procissão em Belém, uma missa campal antecede a procissão em Marabá, a ser realizada às 6h da manhã de domingo, na Catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Marabá Pioneira, ponto de partida da caminhada. O Círio segue pelas principais ruas da cidade, recebendo homenagens e sendo acompanhada por fiéis pagadores de promessas. Com um percurso estimado em sete quilômetros, o Círio termina no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16, Nova Marabá.

A missa de troca do manto de Nossa Senhora de Nazaré ocorreu na noite deste sábado (15), véspera do Círio no palco ao lado da catedral na Velha Marabá. Na ocasião houve uma bênção especial aos professores de Marabá por conta do tema da festa deste ano.

Ainda no sábado, ocorreu o Círio Fluvial. Por conta do tempo seco e da estiagem, todo ano é preciso verificar e fazer uma vistoria no rio Tocantins, especificamente no trajeto feito pelas embarcações para o Círio Fluvial em Marabá. Com o nível do rio baixo, o aparecimento de pedras é alto, podendo resultar em algum acidente.

Este ano a vistoria foi realizada na sexta (7), com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e integrantes da diretoria da festa do Círio. “O parecer do corpo de bombeiros foi favorável ao Círio fluvial com algumas mudanças”, declarou Walter Cerdeira, diretor de equipe de resgate e segurança da procissão.

O trajeto foi mais curto em relação aos anos anteriores iniciando no balneário da Mangueira e finalizando na escadaria principal da orla de Marabá por questão de segurança para as embarcações. O percurso durou uma hora.

 

PARAUAPEBAS

No sábado dia 22, outro Círio ocorre em uma cidade do sudeste paraense, o de Parauapebas. A diferença do Círio em Parauapebas é justamente ser realizado em um sábado e no período noturno.

Com o tema “Maria, mestra do amor” e o lema “Por isto, desde agora, me proclamarão Bem-aventurada todas as gerações”, será o 18º Círio de Nazaré de Parauapebas que teve sua abertura oficial com uma romaria no dia 8, que seguiu pela PA-275 com destino ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Parque dos Carajás. A programação completa segue até o dia 22, quando ocorrerá a Procissão.