CÍRIO

‘Manhã dos Eleitos’ acolhe crianças e adolescentes na Casa de Plácido

Cerca de 70 crianças e adolescentes com deficiência física e/ou intelectual foram acolhidas e tiveram uma manhã cheia de afeto

Duas instituições foram beneficiadas e participaram do projeto este ano, Abrigo Especial Calabriano (URE-REI) e Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE). Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.
Duas instituições foram beneficiadas e participaram do projeto este ano, Abrigo Especial Calabriano (URE-REI) e Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE). Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Cerca de 70 crianças e adolescentes com deficiência física e/ou intelectual foram acolhidas e tiveram uma manhã cheia de afeto, interações e atividades lúdicas na Manhã dos Eleitos, realizada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), na Casa de Plácido, neste sábado (21). E para reforçar os momentos de fé, os presentes no local receberam a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. 

Duas instituições foram beneficiadas e participaram do projeto este ano, Abrigo Especial Calabriano (URE-REI) e Associação de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE). Karen Lima Reis, membro da DFN, comentou que o momento é de amor, acolhida mas também de evangelização e, acima de tudo, uma forma de agradecimento. 

“É uma forma de retribuição à Nossa Senhora de Nazaré a tudo o que ela nos concede, todo o amor, toda a proteção que ela confere à sociedade paraense. Acho que a gente aprende muito mais com eles [crianças e adolescentes] do que eles conosco, né? Costumo dizer que a alma dessas crianças é tão boa, que estar perto delas melhora a nossa, com certeza”, ressalta. 

No evento, as atividades lúdicas foram divididas em estações e incluíam temas alusivos ao Círio, com estímulo sensorial, motor e cognitivo. Arremesso de latas; pinturas faciais; decoração dos cartazes do Círio; excursão ao museu Memória de Nazaré, eram algumas das atividades que também contavam com monitores voluntários. 

E para reforçar os momentos de fé, os presentes no local receberam a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.  Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi realizada a oficina de brinquedos de miriti, onde as crianças tiveram a oportunidade de pintar barcos de miriti, que serão expostos, posteriormente, no TCE. A Débora, de 27 anos, pessoa com síndrome de down, participou da atividade acompanhada da responsável Raquel Inagaki, 40. Para Raquel, o evento proporciona novidades que devem ser exploradas e aproveitadas. “É bom para a evolução deles porque sai daquele mundo de alteração e certos comportamentos, proporcionando novas emoções e até um certo equilíbrio. Esse acolhimento, esse olhar para as pessoas com deficiência é muito importante”, destaca.

A psicóloga do Abrigo Especial Calabriano (URE-REI), Brenda Costa, afirma que a instituição se alegrou muito em participar e acredita que o momento de interação dos jovens do abrigo com outras pessoas é muito importante. “Aqui eles estão interagindo com pessoas que nem conhecem, então, tudo isso já vai favorecendo, uma evolução comportamental, e isso é muito bom para eles”, disse.