O governador do Pará, Helder Barbalho, formalizou o investimento de R$ 48 milhões na construção do Novo Santuário de Nazaré, em Belém. A iniciativa ocorreu logo após a missa de abertura do Círio 2024, na Basílica Santuário, na noite desta terça-feira (8), e marca o reconhecimento e a importância das ações realizadas pela igreja à população paraense.
“Quando se estabeleceu a estrutura do Centro Arquitetônico de Nazaré, obviamente as dimensões do Círio e da visitação tinham uma proporção, mas agora, com a grandeza e o crescimento, isso se torna fundamental. Desta forma, vamos fortalecer a agenda do Círio de Nazaré para a estratégia de acolhimento dos devotos e dos peregrinos, além de fomentar o turismo católico para o nosso estado, gerando emprego e renda, para que grandes eventos ocorram; principalmente no período do Círio, com esse espaço adequado à grandeza da festa de Nossa Senhora de Nazaré”, destacou o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho.
O documento, que oficializou o patrocínio, foi assinado pelo governador Helder Barbalho, pela vice-governadora Hana Ghassan, pelo arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira e por membros da Diretoria da Festa de Nazaré.
Logo após a assinatura, em frente ao Centro Social de Nazaré, de forma simbólica, integrantes do governo estadual e da igreja lançaram a Pedra Fundamental do Novo Santuário.
A parceria do governo do Pará com a Arquidiocese de Belém tem o intuito de estimular o turismo religioso e cultural na capital paraense, para além da quadra Nazarena, movimentando a economia local, atraindo visitantes e fortalecendo a tradição da Festa de Nazaré.
“A devoção a Nossa Senhora de Nazaré cresce, como acontece em grandes santuários do mundo. Aqui temos a maior festa mariana do mundo. Temos a certeza de que os devotos, peregrinos e romeiros que compartilham essa devoção poderão ter um espaço adequado à oração e à participação na Eucaristia, além de um espaço para grandes eventos em nossa cidade”, destacou o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.
Saiba como será o espaço
- O Novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré será construído em parte do terreno do estacionamento da Basílica de Nazaré, em frente para a Rua Dom Alberto Ramos e para a Praça Santuário, integrando-se à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, à Praça Santuário, ao Centro Social, à Casa de Plácido, ao Museu Memória, à Estação dos Carros e ao parque.
- Com esse investimento significativo, o governo do Pará reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura local e com a promoção da fé. A expectativa é que o Novo Santuário se torne um importante ponto de encontro para os fiéis e um atrativo turístico não apenas para o Brasil, mas em um cenário global.
- O projeto do Novo Santuário foi apresentado em coletiva de imprensa no dia 3 de setembro. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve presente no evento. A obra terá 10 mil metros quadrados de área construída. O espaço incluirá um estacionamento para carros e motos no subsolo.
- No térreo, haverá ainda uma área principal com capacidade para 2.670 pessoas, além de presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas para padres, lanchonete e recepção. O mezanino contará com uma nave para 1.700 lugares.
- Nos andares superiores, o projeto prevê a construção de dois novos museus no primeiro pavimento. O segundo pavimento abrigará um centro administrativo. No terceiro, haverá um salão de exposições, um estúdio de TV e uma área destinada à imprensa.
- A estrutura ainda contará com uma torre de três níveis, um mirante com cafeteria e um terraço com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Essa nova construção representa um marco para a cidade de Belém e para os devotos da santa.
- A iniciativa quer garantir o acesso dos fieis com mais segurança e conforto. “Juntamente com a diretoria, nós definimos o prazo de dois anos e meio para a construção de um novo santuário. Um local que estará agregado neste complexo de Nossa Senhora de Nazaré, lembrando que esse também será um novo equipamento para esta região, que contará com um amplo espaço de eventos e de hotelaria”, finalizou o governador Helder Barbalho.