É CÍRIO OUTRA VEZ

Exposição Canoas de Promesseiros será aberta nesta quarta-feira

Mostra chama pelo segundo ano consecutivo a atenção do público para a causa das pessoas com deficiência

Expo é tradição no espelho d'água do TCE. Foto: Emanoel Santos/ACRP TCE-PA
Expo é tradição no espelho d'água do TCE. Foto: Emanoel Santos/ACRP TCE-PA

Os espelhos d’agua do edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) ganharão um lindo colorido com a abertura da tradicional exposição “Canoas de Promesseiros”, nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 17h. Com o tema “Colorindo o futuro com fé e esperança”, serão apresentados aos visitantes 200 barquinhos de miriti, confeccionados por artesãos de Abaetetuba e coloridos por crianças e adolescentes que participaram das oficinas de pintura pelo TCE.

Em 2024, a mostra vem chamar pelo segundo ano consecutivo a atenção do público para a causa das pessoas com deficiência, na esperança de dias melhores e com a conquista da plena inclusão social, acompanhada sempre da fé em Deus e da poderosa intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

Criada há 14 anos pelo TCE-PA, a Canoas de Promesseiros recria uma das mais belas procissões do Círio de Nazaré, a romaria fluvial, realizada sempre no sábado que antecede a Grande Procissão. A fé dos ribeirinhos nas águas da Baía do Guajará ganha uma nova vida, um retrato da realidade paraense permeada pelas águas fluviais da região amazônica que utilizam os rios como principal meio de transporte. A exposição conquistou o coração dos visitantes do entorno do seu edifício-sede, sendo inserida no calendário oficial do Círio. Neste ano, a exposição dos barquinhos poderá ser visitada até o dia 28 de outubro.

A Canoas de Promesseiros valoriza ainda o artesanato regional, utilizando a fibra do miritizeiro, matéria-prima tão presente durante a Festividade de Nazaré. Dos barquinhos produzidos especialmente para a exposição deste ano, 50 foram coloridos por crianças e adolescentes participantes da Manhã dos Eleitos, evento organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré no último dia 21 de setembro, e por atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) no dia 18 de setembro.

Desde 2023, a proposta do TCE-PA é também promover a inclusão social por meio de oficinas de pintura envolvendo pessoas com deficiência que lutam diariamente pelo reconhecimento de seus direitos e por maior participação na sociedade.

Serviço:

“Canoas de Promesseiros: colorindo o futuro com fé e esperança”

Abertura da exposição: 2 de outubro de 2024 (quarta-feira)

Horário: às 17h

Período de visitação: de 2 a 28 de outubro de 2024

Espelhos d’água do TCE-PA

(Tv. Quintino Bocaiúva, 1585 – Nazaré)