Círio de Nazaré

DOL realiza transmissão inédita na história do Círio de Nazaré

Neste sábado, 12, o povo paraense vai viver momentos de muita emoção e fé na segunda maior procissão do Círio de Nazaré, em relação ao público presente, a TrasladaçãoFoto: Wagner Almeida/ Diário do Pará
Neste sábado, 12, o povo paraense vai viver momentos de muita emoção e fé na segunda maior procissão do Círio de Nazaré, em relação ao público presente, a TrasladaçãoFoto: Wagner Almeida/ Diário do Pará

Carol Menezes

Pela primeira vez a segunda maior procissão da festividade nazarena, a Trasladação, realizada anualmente no sábado anterior ao domingo do Círio, será totalmente transmitida por um veículo de comunicação. Este ano será possível acompanhar, a partir das 17h30, toda a romaria pelo Diário Online DOL (dol.com.br), em parceria com a RBA TV, com apresentação de Cácia Medeiros e Eduardo Marques, e Lucas Contente administrando a interação nas redes sociais.

Lana Oliveira fará entradas ao vivo, e ficam responsáveis pela edição Demax Silva e Thiago Sarame. Será possível assistir pelo YouTube (@diarioonlinedol), pelo Facebook (/doldiarioonline) e no próprio portal em player de vídeo próprio.

A ideia é proporcionar as emoções do traslado entre o colégio Gentil Bittencourt e a Catedral Metropolitana de Belém também para quem não poderá, por algum motivo, participar presencialmente. Ao todo, serão mais de seis horas no ar, mostrando todos os detalhes da procissão noturna que antecede o Círio na manhã de domingo. A iniciativa é inédita inclusive na história da Festa de Nazaré e na comunicação no Pará.

“Optamos em transmitir a Trasladação por se tratar da segunda romaria mais importante  da quadra nazarena, por ser uma oportunidade de apresentarmos ao público imagens lindíssimas, já que o percurso ocorre à noite noite, e ainda pelo fato de ser algo que nunca foi feito na íntegra, do início ao fim”, explica o editor executivo do DOL, Mauro Neto.

A transmissão é uma parceria entre as redações e áreas técnicas do DOL e da RBATV. Entre apresentadores, repórteres e área técnica, serão mais de 30 profissionais trabalhando levando a trasladação para dentro casa dos paraenses em todo mundo. “Nossa intenção em transmitir pela primeira vez a Trasladação ao vivo é mostrar a força da fé do povo paraense”, complementa.

Por uma limitação temporária de saúde, este será o primeiro ano de Cácia sem cobrir presencialmente as procissões do Círio, e por isso o convite para participar de uma transição tão especial não poderia ter chegado em um momento melhor.

“Eu estava muito triste por não poder participar dessa cobertura, e aí veio esse convite tão delicado por parte do DOL e que me deixou imensamente feliz. A expectativa é enorme de fazer uma bela transmissão, estamos todos bastante dedicados, porque apesar da experiência nas coberturas do Círio, a gente está estudando bastante para que a gente possa passar todas as informações e emoção para quem vai acompanhar pelo DOL”, antecipa a apresentadora.