Círio de Nazaré

Decoração deixa ruas de Belém em clima de Círio

Circular em algumas avenidas da cidade eleva o clima do Círio nos devotos, com a ornamentação cheia de luzes e cores, com elementos que remetem a festividade
FOTOS: ANTONIO MELO
Circular em algumas avenidas da cidade eleva o clima do Círio nos devotos, com a ornamentação cheia de luzes e cores, com elementos que remetem a festividade FOTOS: ANTONIO MELO

Alexandre Nascimento

A chegada do Círio de Nazaré, no dia 8 de outubro, entrou em contagem regressiva. A poucos dias da manifestação católica, a capital paraense já vive o clima da festa nazarena, seja pela expectativa dos fiéis, pela busca dos ingredientes para o preparo das comidas dessa época ou pelas ornamentações luminosas das ruas, inclusive, as instaladas ao longo do percurso em que é feita a procissão.

A avenida Presidente Vargas é uma das vias de Belém que está completamente decorada, inclusive com os traços de luzes que formam elementos do Círio, como o terço, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré com o menino Jesus, fiéis de joelhos em simulação ao pagamento de promessas, entre outros elementos que dão a certeza de que a cidade já vive o clima da festa nazarena.

A mesma ornamentação já pode ser vista ao longo da avenida Nazaré, outra via por onde passa a procissão do Círio, com os elementos pendurados nos postes e até entre as mangueiras que formam o corredor da via.

Nas proximidades da Basílica Santuário, há o pórtico com a imagem da santa instalado no cruzamento com a avenida Generalíssimo Deodoro, como se fosse a porta de boas-vindas da manifestação católica dos paraenses.

Ainda em relação à Basílica, o Círio já é manifestado também pela ornamentação de luzes que formam o rosto de Nossa Senhora, assim como a montagem do parque de diversões que integra o Arraial de Nazaré. “Esses detalhes fazem a gente contar as horas para o Círio, torcer para que chegue logo. Já estamos vivendo esse clima de Círio outra vez, que nos enche de ansiedade”, disse Socorro Marques, 52 anos, professora.

“Esse clima já está acontecendo, que me faz lembrar o meu tempo de criança. Quando chegava nesse período minha família começava a fazer os preparativos do Círio, organizando as hospedagens para receber os parentes de longe. É muito gostosa essa sensação, como dizem, é o nosso Natal, e com essas ornamentações nossa expectativa só aumenta. Daqui a pouco, a sensação do Círio vai aumentar quando a cidade começar a exalar a maniçoba, que é o prato tradicional da nossa festa católica”, concluiu Michele Santos, 36 anos, enfermeira.