Círio de Nazaré

Cruz Vermelha inscreve voluntários para o Círio de Nazaré 2023

Os voluntários podem escolher sua área de atuação, podendo optar por serem socorristas, lancheiros ou responsáveis pelo registro
FOTO: MAURO ÂNGELO
Os voluntários podem escolher sua área de atuação, podendo optar por serem socorristas, lancheiros ou responsáveis pelo registro FOTO: MAURO ÂNGELO

Trayce Melo

A Cruz Vermelha no Pará está inscrevendo voluntários que possam atuar no Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano. A entidade espera contar com cerca de 6 mil voluntários para ajudar a atender aos romeiros e turistas que chegarão para a manifestação católica.

A entidade está inscrevendo voluntários para o Círio de Nazaré, em parceria com instituições públicas e privadas. Ao todo, estão sendo ofertadas 2500 vagas para voluntários temporários, que atuarão durante o período da quadra nazarena, de acordo com a assessoria da Cruz Vermelha no Pará. As inscrições para novos voluntários seguem até o dia 12 de setembro pelo site ou na sede da instituição, que fica localizada na Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 953, em Belém, em horário comercial.

“O Círio é um dos maiores eventos da América Latina. Cerca de dois milhões e meio de pessoas tomam as ruas do centro de Belém. Para isso, precisamos contar com um grande efetivo de voluntariado para estar a postos para socorrer os romeiros e turistas. Os principais incidentes que ocorrem no Círio são desmaios, quedas, lesões por promessas e outros”, pontua o coordenador de comunicação da Cruz Vermelha no Pará, Junior Correa.

Os participantes, durante o ato da inscrição, têm a opção de escolher sua área de atuação dentro do projeto, podendo optar por serem socorristas, lancheiros ou responsáveis pelo registro. Além disso, também escolhem um dia e horário para realizar o treinamento básico de 4 horas, sobre noções básicas de primeiros socorros, necessárias para os atendimentos durante o Círio.

Segundo o coordenador de comunicação Junior Correa, o voluntário do Projeto Círio 2023 precisa estar bem treinado e ciente da sua função, visto que ele é o maior suporte no atendimento e, sem ele, nada disso poderia ser realizado.

“Durante o treinamento são ministradas aulas teóricas e práticas específicas voltadas para as particularidades do evento, principalmente no que se refere às técnicas de abordagem das pessoas em ocorrências como desmaios, lesões e ferimentos, carregamento do paciente em macas, além de outras orientações para assegurar o bom atendimento aos devotos”, explica.

Serviço

As inscrições estão no segundo lote, no valor de R$ 50, até dia 12 de setembro, com direito ao colete, lanche, seguro de vida e declaração de trabalho voluntário com carga horária para quem precisar. Os treinamentos das funções e suporte ao atendimento dos fiéis já estão sendo realizados na Unama, Parque Shopping e no IETAAM Guamá, aos sábados e domingos, no período da manhã ou tarde. Os voluntários poderão escolher até o dia 24 de setembro para realizar o treinamento.