Aline Rodrigues
O padre Antônio Maria, autor de “Nossa Senhora da Berlinda”, canção que se tornou um dos hinos do Círio de Nazaré, é quem abriu o Círio Musical 2022 neste domingo, 9. O já tradicional festival de música cristã está de volta ao formato presencial com shows na concha acústica da Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, de 9 a 22 de outubro. As apresentações iniciam sempre às 20h, com acesso livre para o público.
As bandas consagradas no cenário musical católico Anjos de Resgate e Rosa de Saron também estão na programação deste ano. Com oito CDs e dois DVDs gravados, o grupo Anjos de Resgate, que se apresenta no Círio Musical na segunda-feira, 10, já vendeu mais de um milhão de cópias e conquistou cinco discos de ouro, dois de platina e o primeiro DVD de ouro da história da música católica.
Já a banda Rosa de Saron, que se apresenta por aqui na quarta-feira, 12, e tem um fã clube grande no Pará, retorna ao Círio Musical após vários anos. No repertório, canções consagradas como “Monte Inverno”, “Do Alto da Pedra”, “Sem Você”, “Folhas do Chão”, “Menos de Um Segundo”, “Meu Abandono”, “Rara Calma”, “Aurora”, “Latitude, Longitude”, “Casino Boulevard” e “Incompletude”.
Na próxima sexta-feira, 14, a concha acústica recebe o cantor mineiro Davidson Silva, autor de sucessos como “Amar-te Mais” e “Segura a Minha Mão”. “O repertório será bem dinâmico porque lancei recentemente ‘Herança’ e no palco do Círio Musical, com muita alegria, cantarei algumas músicas desse novo álbum e também as que não podem faltar, dos álbuns anteriores, senão o povo vai cobrar com toda certeza”, brinca Davidson, que é mineiro, nascido em Belo Horizonte, e se apresenta desde 2007 no Círio Musical.
“Representa uma grande alegria [voltar à prgramação] porque a cada edição, e já são muitas desde 2007, me vejo em uma terra linda com um povo lindo, com uma fé pulsante e impactante, um povo muito amado por Deus e Nossa Senhora. Não tem como não se sentir também honrado, só agradeço pelo carinho que recebo sempre quando venho para Belém, para o Pará, para a terra do Círio de Nazaré”, finalizou Davidson.
No sábado seguinte, 15, será a vez do grupo de pop rock da música católica Missionário Shalom, original de Fortaleza, no Ceará. “O Círio sempre foi um momento no qual nós renovamos o nosso amor à Virgem Maria e percebemos, estando em Belém, terra de Nossa Senhora de Nazaré, o quanto que o nosso ministério é cuidado por ela”, diz Gustavo Osterno, coordenador do grupo.
Ele também celebrou o retorno ao presencial. “Durante esse tempo de pandemia, todo outubro nós sofríamos essa ausência de estar em Belém, diante da Mãe, colocando diante Dela todos os nossos projetos, os nossos propósitos de evangelização dos jovens. E agora, o Círio retornando, é uma grande alegria para o nosso coração. Saber que novamente nós cantaremos ali na frente do santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Deus vai vitorioso e a virgem Maria está intercedendo por nós”, celebra Gustavo.
A expectativa da organização é receber milhares de pessoas, principalmente o público jovem, que tem sido o principal público desde a criação do festival em 2004, com a presença de três artistas católicos nacionais. Desde 2006, o evento acontece durante toda a quadra nazarena.
VEJA A AGENDA COMPLETA:
PROGRAMAÇÃO/ CÍRIO MUSICAL
– 10/10: Anjos de Resgate
– 11/10: Thiago Brado
-12/10: Banda Rosa de Saron
– 13/10: Ministério Seráfico
– 14/10: Davidson Silva
– 15/10: Ministério Shalon
– 16/10: Semente do Verbo
– 17/10: Tereza Mônica e Pe. Cavalcante
– 18/10: Ministério Vida e Cruz
– 19/10: Banda Caju
– 20/10: Adoração e Vida
– 21/10: Adriana Arydes
– 22/10: Ziza Fernandes
Local: Concha Acústica Praça Santuário
Hora: a partir de 20h