Neste domingo, dia 13 de outubro, o Pará celebrou o seu dia mais aguardado: a grande procissão do Círio de Nazaré, uma manifestação de fé que, ao longo de 232 anos, tem atraído milhões de devotos. A principal procissão saiu da Catedral de Belém, seguindo em direção à Basílica Santuário, local onde a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada em 1700 pelo caboclo Plácido.
Com um percurso de 3,6 km, a procissão percorreu o Centro Histórico de Belém, passando por pontos icônicos como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas e a Praça da República. Este ano, a expectativa era superar os 2,3 milhões de devotos presentes em 2023, caminhando em oração e agradecimento por cerca de seis horas. Antes da procissão, uma missa foi celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, às 6h.
Com o passar do tempo, a festa em devoção a Nossa Senhora de Nazaré cresceu em número de romarias. Atualmente, é composta por 14 procissões oficiais que contam com a presença da imagem Peregrina. Após o domingo do Círio (13), ainda restam 10 eventos oficiais a acontecer para encerrar a grande festividade dos paraenses. Entre essas romarias estão a Ciclo Romaria, a Romaria da Juventude, a Romaria das Crianças, e uma das mais novas, a Romaria da Acessibilidade. Também destaca-se a Procissão da Festa, que, após uma missa, realiza um percurso de 2,3 km, saindo da Comunidade Sagrada Família às 17h, com uma duração estimada de 2 horas para o fechamento da procissão.
Próximas romarias
Embora a principal procissão tenha sido um marco de devoção, ainda há muitas outras romarias programadas para os próximos dias. Confira a programação:
- Ciclo Romaria: Dia 19 de outubro, às 8h, na Praça Santuário (14 km).
- Romaria da Juventude: Dia 19 de outubro, às 16h, saindo da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Av. Pedro Miranda, 1566, Pedreira).
- Romaria das Crianças: Dia 20 de outubro, às 7h, com missa na Praça Santuário de Nazaré, seguida da romaria (3,7 km).
- Romaria dos Corredores: Dia 26 de outubro, às 5h30, na Praça Santuário de Nazaré (7 km).
- Romaria da Acessibilidade: Dia 26 de outubro, às 8h, na Praça Santuário de Nazaré (1,45 km).
- Procissão da Festa: Dia 26 de outubro, missa às 16h, na Capela da Comunidade Sagrada Família – Rua Domingos Marreiros, entre 14 de março e Alcindo Cacela, e saída da procissão às 17h.
- Missa de Encerramento: Dia 27 de outubro, às 18h, na Basílica-Santuário de Nazaré.
- Subida da Imagem: Dia 28 de outubro, às 6h30, na Basílica-Santuário de Nazaré.
- Missa do Recírio: Dia 28 de outubro, às 7h, na Praça Santuário de Nazaré.
- Recírio: Dia 28 de outubro, às 8h, na Praça Santuário de Nazaré, rumo ao Colégio Gentil Bittencourt (800 m).
Com um calendário repleto de celebrações, o Círio de Nazaré continua a unir o povo paraense em uma poderosa demonstração de fé, devoção e gratidão a Nossa Senhora. Cada romaria e procissão não apenas reafirma a importância da tradição religiosa, mas também fortalece os laços comunitários entre os devotos e mostra o quanto esse é um evento grandioso, agregador, que une povos, culturas e transforma a cidade em um espaço sagrado. O Círio não é apenas uma celebração religiosa; é uma manifestação da identidade cultural do Pará, refletindo a resiliência e a união de um povo que, ano após ano, se reúne em torno de sua padroeira.